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Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

09/11/2015 15:18

Educadores pedem mais transparência em avaliação para escolha de diretores

Michel Faustino
Professores, especialistas em educação e administrativos se reúnem nesta tarde na sede da Fetms. (Foto: Fernando Antunes)Professores, especialistas em educação e administrativos se reúnem nesta tarde na sede da Fetms. (Foto: Fernando Antunes)
Botareli diz que a mobilização é para que os candidatos tenham acesso a sua prova dissertativa e ao cartão de respostas da objetiva. (Foto: Fernando Antunes)Botareli diz que a mobilização é para que os candidatos tenham acesso a sua prova dissertativa e ao cartão de respostas da objetiva. (Foto: Fernando Antunes)

Professores, especialistas em educação e administrativos que fizeram a prova de avaliação de competência da SED-MS (Secretaria de Educação do Estado), com o objetivo de se habilitar para disputar as eleições de diretores da Rede Estadual de Ensino, além de 73 presidentes dos Simted's (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação), estão reunidos na tarde de hoje (09) na sede da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS) para cobrar maior transparência e lisura no processo.

O presidente da Fetms, Roberto Magno Botareli Cesar, diz que a mobilização é para que os candidatos tenham acesso a sua prova dissertativa e ao cartão de respostas da objetiva, tendo em vista que aqueles que se sentiram prejudicados não podem recorrer por não terem acesso a avaliação.

“Exigimos transparência nesta certificação e no momento estamos com muitas dúvidas sobre como as coisas foram feitas”, disse.

A avaliação de competências básicas dos dirigentes escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, foi realizada no dia 4 de outubro de 2015 e o profissional aprovado na avaliação integrará o Banco Único de Dados, que será formado por candidatos aptos a concorrer à eleição de diretores escolares, no dia 1º de dezembro de 2015.

“A Fetems recebeu diversas reclamações dos trabalhadores e trabalhadoras em educação que realizaram a prova e não foram aprovados, por isso, através desta nota pública, reafirmamos a nossa posição sobre este método adotado pela SED. Nossa defesa continua sendo por uma formação continuada, que permita que todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação, inclusive os/as que ocupam cargo de direção escolar, estejam sempre evoluindo, aprendendo e desenvolvendo, rumo a qualidade da educação que sonhamos.”, comentou Botarrelli.

Resposta – Em nota divulgada agora há pouco, a SED afirma que avaliação de competências básicas do dirigente escolar em Mato Grosso do Sul foi regular e publicamente executada pelo CAED (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora), por se tratar de entidade que vem participando, desde 1999, de um crescente número de avaliações e da formação de profissionais educacionais, com ênfase na Gestão Escolar, em todo o país.

Conforme a nota, o candidato a dirigente escolar interessado terá acesso ao “espelho de correção das questões subjetivas” utilizado pela entidade executora da Avaliação para atribuição das notas (contendo os critérios e os pesos) e à imagem de sua própria “prova corrigida” por intermédio do presidente da Comissão Escolar mediante comparecimento pessoal à unidade escolar onde se inscreveu para o Curso de Capacitação em Gestão Escolar, observado o horário de funcionamento da respectiva unidade.

Será aberto novo prazo para recurso em face do resultado preliminar da Avaliação de Competências Básicas do Dirigente Escolar, o qual deverá ser interposto e arrazoado nos dias 12 e 13 de novembro de 2015 à Comissão Escolar.

O candidato que apresentar novo recurso, devidamente arrazoado, com base nas informações obtidas a partir do espelho de correção e da imagem de sua prova estará, automaticamente, desistindo do recurso anteriormente interposto (dias 5 e 6 de novembro), sendo analisado e julgado apenas o segundo recurso.



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