ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Entidades contestam controle de Uneis pela Segurança

Redação | 01/08/2008 16:21

Entidades que atuam com direitos humanos querem integrar a comissão que vai estudar o repasse do controle das Uneis (Unidades de Internação) da Setass (Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária) para a pasta da Segurança e Justiça.

A transferência de controle foi cogitada depois que o coronel da Polícia Militar Hilton Villassanti foi deslocado da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) para a direção das Uneis. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança e Justiça, o secretário Vantuir Jacini vai instituir uma comissão com integrantes das duas pastas para discutir as prerrogativas jurídicas da transferência.

A principal está na legislação. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) define a gestão de Uneis como política social e não de segurança. A transferência de controle de pastas seria justificada como forma de endurecer face aos sucessivos problemas registrados nas Uneis, em especial das fugas. A última foi registrada na quinta-feira, dia 30 de julho, quando seis adolescentes usaram uma corda artesanal para pular o muro do local e teriam agredido funcionários.

O presidente do CCDH (Centro de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos) Marçal de Souza Tupã I, Paulo

Nos siga no Google Notícias