ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

Escolas de MS participam de prova que analisa qualidade do ensino no país

Flávia Lima | 09/11/2015 09:12
Alunos da rede pública realizam prova esta semana. (Foto:Fernando Antunes/Arquivo)
Alunos da rede pública realizam prova esta semana. (Foto:Fernando Antunes/Arquivo)

Traçar um raio-X do ensino oferecido pela rede pública do país. Esta é a proposta da Prova Brasil, que será realizada esta semana por alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio de todo o Estado. A avaliação será aplicada a partir desta segunda-feira (9) e é desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que avalia os alunos a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados no 5º e 9º anos do ensino fundamental, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura e matemática, com foco na resolução de problemas.

No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

Os dados ficam disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.

Nos siga no Google Notícias