ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Estado tem 52,4 mil pessoas diretamente prejudicadas diretamente pela chuva

Nadyenka Castro | 08/03/2011 15:55

Maior número é em Paranaíba, onde abastecimento de água foi comprometido

Nas proximidades do rio Aquidauana, quase tudo debaixo d' água. (Foto: Sirnay Moro/ Aquidauana News)
Nas proximidades do rio Aquidauana, quase tudo debaixo d' água. (Foto: Sirnay Moro/ Aquidauana News)

Dados da Defesa Civil apontam que há em Mato Grosso do Sul pelo menos 52.456 pessoas prejudicadas diretamente pela chuva da última semana. A situação mais crítica é em Paranaíba, distante 422 quilômetros de Campo Grande, que está sem abastecimento de água potável.

A população afetada pela chuva mora em municípios cortados por rios cujo nível de água subiu tanto que inundou vias e residências ribeirinhas. Em alguns houve destruição de pontes e desmoronamento de casas.

Em Aquidauana, por exemplo, o nível normal do rio de mesmo nome é 3,50 metros, mas chegou a 10,40 metros, o maior aumento de volume de água entre os municípios mais prejudicados. Na sexta-feira (4), o município ficou praticamente isolado.

Nas duas pontes que dão acesso à cidade só passavam automóveis altos, como caminhonetes e caminhões. O Exército montou uma passarela para passagem de pedestres.

Conforme números da Defesa Civil, do total de 226 famílias em abrigos no Estado, 60 são de Aquidauana. Oitenta e oito famílias do município estão em casas de parentes e/ou de amigos e 573 foram diretamente afetadas.

A administração municipal já decretou estado de emergência, assim como as de Anastácio, Coxim e Paranaíba.

A prefeitura de Dois Irmãos do Buriti ainda estuda a situação. No município, a ponte de madeira sobre o rio Aquidauana, em Piraputanga, foi levada pela enxurrada, assim como a ponte sobre o rio Jatobá, na região de Rochedo.

Em Paranaíba, subestação foi atingida, prejudicando abastecimento de água. (Foto: Jornal A Tribuna)
Em Paranaíba, subestação foi atingida, prejudicando abastecimento de água. (Foto: Jornal A Tribuna)

Paranaíba- No município que faz divisa com Minas Gerais e Goiás 43 mil pessoas estão diretamente prejudicadas, segundo dados da Defesa Civil. Toda a população está sem abastecimento de água potável porque as chuvas danificaram e inundaram a estação de tratamento.

Conforme informações do decreto de emergência assinado pelo prefeito José Garcia de Freitas, o excesso de chuva danificou pontes nas áreas urbana e rural, inundou diversas ruas, causou rachaduras em diversas casas e provocou desmoronamento de duas e ainda suspendeu temporariamente o transporte escolar na zona rural.

Houve transbordamento dos rios iSantana, Barreiro, Córrego Fazendinha e Córrego Cachoeira. Vinte famílias estão desabrigadas.

Coxim- A situação é também bastante crítica em Coxim, onde o rio Taquari subiu de 3,20 metros para 5,60 metros. Setenta famílias estão desabrigadas e 300 desalojadas. De acordo com a Defesa Civil, 7 mil pessoas foram afetadas pela enchente.

Nos siga no Google Notícias