ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Estudo da UFGD sobre tuberculose ganha prêmio nacional

Redação | 31/03/2010 13:11

O trabalho científico "Fatores de risco para aquisição da tuberculose no município de Dourados", feito por acadêmicos de medicina da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) conquistou o segundo lugar em apresentações orais no 46° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, realizado de 14 a 18 de março, em Foz do Iguaçu (PR).

Os autores são: Vanessa C. Maldonado, Débora R. G. M. Bento, Gisele D. Teixeira, Giovana C. Oliveira, Anderson O. Estevan, Renata M. Praça e Júlio Croda, todos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Mariana G. Croda, do Hospital Universitário da UFGD; Célia V. Motta, da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados e Zelik Trajab, da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

O trabalho teve como objetivo identificar todos os pacientes com tuberculose em Dourados e aplicar a eles um questionário que avalia os fatores de risco para aquisição ou desenvolvimento da doença. A pesquisa aconteceu de junho a dezembro do ano passado.

O questionário também avaliou o tratamento, a evolução da doença (se houve cura ou não), e por último o serviço de saúde ao paciente oferecido. Também foram avaliados os pacientes das aldeias indígenas e do sistema carcerário de Dourados.

De acordo com a acadêmica Vanessa Maldonado, o estudo avaliou os fatores de risco para o desenvolvimento de tuberculose e identificou quais os lugares em que o serviço de saúde é falho na cidade, além de propor intervenções.

Resultados

Nos siga no Google Notícias