ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

FAB procura por avião desaparecido hoje na Amazônia

Redação | 29/10/2009 20:19

O avião Amazonas do Esquadrão Pelicano, com 13 tripulantes, decolou hoje à tarde da Base Aérea de Campo Grande para integrar equipes da FAB (Força Aérea Brasileira) que procuram pela aeronave que desapareceu na manhã de hoje, depois de ter partido de Cruzeiro do Sul, no Acre, com destino a Tabatinga, no sudoeste do Amazonas. O avião é um C-98 Caravan da FAB.

A confirmação do desaparecimento foi feita pelo Comando da Aeronáutica.

Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB já se encontram na região entre Tabatinga e Cruzeiro do Sul para fazer as buscas. A área entre as duas cidades compreende a terra indígena do Vale do Javari, onde as únicas presenças humanas são do destacamento de fronteira do Exército Brasileiro e de povos indígenas.

Na parte da manhã foi deslocado um avião Bandeirantes que já estava voando na região, com oito tripulantes.

A aeronave desaparecida tinha 11 pessoas a bordo que participavam de ação de vacinação do Ministério da Saúde. O avião pertence ao 7º Esquadrão de Transporte Aéreo e tem capacidade para transportar 14 pessoas e quatro tripulantes.

Os prováveis viajantes eram seis profissionais da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), uma servidora da prefeitura de Atalaia do Norte (AM) e quatro tripulantes: um piloto, um co-piloto e dois mecânicos, mas o Comando da Aeronáutica ainda não confirmou oficialmente a lista de passageiros.

O modelo C-98 Caravan foi desenvolvido no início dos anos 80 nos Estados Unidos para transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias. No Brasil é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e de evacuação aeromédica. Também é usado pelo Correio Aéreo Nacional e em ações cívico-sociais do Exército Brasileiro.

Nos siga no Google Notícias