ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Famasul entra na Justiça contra isenções da Lei Kandir

Redação | 12/02/2008 16:52

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) entrou na Justiça contra o governo do Estado por conta das isenções previstas pela Lei Kandir. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, em janeiro de 2006, o governo aumentou de 66% a 100% a equivalência de destinação de soja no mercado interno (isto é, a relação entre o volume produzido e o que obrigatoriamente deve ser comercializado no Estado e o que é exportado), como forma de se proteger contra as perdas da Lei Kandir.

O objetivo da legislação é isentar o produto primário do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas operações de exportação. Com a equivalência as empresas exportadoras são obrigadas a destinar ao mercado interno, onde a operação é tributada, igual quantidade à que sai para outros Países. A lei isenta as mercadorias destinadas à exportação e os serviços prestados para pessoas físicas ou jurídicas no exterior do imposto, que é de competência dos estados.

O aumento da equivalência é criticado pelo setor produtivo porque impede o desconto do ICMS embutido nos produtos e serviços. Como o tributo não é cumulativo, é assegurado ao contribuinte o direito de descontar do ICMS a quitar os valores pagos a título do imposto nas etapas anteriores da cadeia de produção. Com a Lei Kandir, o exportador ficou desobrigado de pagar ICMS e, conseqüentemente, impossibilitado de descontar o ICMS embutido em seus produtos ou serviços.

Nos siga no Google Notícias