ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Fogo na Serra do Amolar pode ter começado na Bolívia

Redação | 29/09/2010 15:35

A hipótese mais provável para a origem dos focos de incêndios florestais na Serra do Amolar, em Corumbá, seria a propagação de fogo que ocorria na Bolívia, cuja fronteira faz limite com a região. A região teve fortes ventos na noite de domingo, chegando a 125 km/h, no sentido leste.

Inicialmente, estimou-se que a queda de raios, comum na área, seria a causa. O dado foi divulgado há pouco pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro), gestor da RPPN Eliezer Batista - Reserva Particular do Patrimônio Natural -, do grupo Eike Batista, atingida pelo fogo, com base em sobrevôos na área afetada. O IHP confirmou que choveu na região, durante toda a noite de ontem e madrugada de ontem, reduzindo a intensidade das chamas.

A gestora do programa de meio ambiente do IHP, Viviane Fonseca Moreira. disse que todas as providências foram tomadas tão logo se detectou os focos. A brigada municipal do Prefogo deslocou-se para a área e foram contratadas mais sete pessoas da comunidade, previamente treinadas em curso de formação de brigada organizado pelo IHP em 2009.

Foram feitos dois sobrevôos, com a presença do coordenador da Defesa Civil no município, o capitão Fábio Catarinelli, para traçar estratégias de combate aos incêndios. Atualmente. Segundo o IHP informou, 23 pessoas atuam na área atingida em medidas preventivas para evitar a propagação do fogo.

As ações estão sendo feitas em entendimento com o coordenador estadual do Prevfogo/Ibama, Márcio Yule. Ocorrem também incêndios nas RPPNs Penha e Acurizal, da Fundação Ecotrópica, para onde foi deslocada a brigada do Prevfogo do Parque Nacional do Pantanal. A meteorologia prevê chuvas para a região, o que, ocorrendo facilitará o controle do fogo.

Nos siga no Google Notícias