ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Fora do Mercosul, Paraguai empossa Cartes como presidente da República

Edivaldo Bitencourt | 15/08/2013 10:21

Sem a presença de nenhum presidente do Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul), o novo presidente do Paraguai, Horacio Cartes, do Partido Colorado, tomou posse na manhã desta quinta-feira (15). Ele foi eleito em abril deste ano e voltou a legitimar a democracia paraguaia após o “impeachment” do ex-bispo Fernando Lugo.

Cartes, 57 anos, é o 49º presidente da República do Paraguai. Ele foi empossado no cargo pelo presidente do Congresso Nacional, senador Júlio César Velázquez.

A presidente Dilma Rousseff (PT) não compareceu à posse do novo presidente porque ele não aceitou voltar para o Mercosul. O Paraguai é contra a inclusão da Venezuela.

O Paraguai foi suspenso do Mercosul no ano passado após o impeachment do presidente Fernando Lugo. O Brasil, Argentina e Uruguai consideraram que houve um golpe de estado e excluíram o país vizinho do bloco até a realização de eleições em abril deste ano.

Após a eleição, o novo presidente rejeitou voltar a integrar o Mercosul. A posse de Cartes também marca a volta do Partido Colorado ao poder. Os colorados comandaram o Paraguai por 61 anos até a eleição de Fernando Lugo há cinco anos.

Nos siga no Google Notícias