ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Governador critica secretaria que vacinou fora dos grupos prioritários

Fernanda Mathias e Leonardo Rocha | 23/05/2016 11:10
Quem vacinou fora dos grupos prioritários tem de arcar com consequências, disse Reinaldo (Foto: Alcides Neto)
Quem vacinou fora dos grupos prioritários tem de arcar com consequências, disse Reinaldo (Foto: Alcides Neto)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), deu na manhã desta segunda-feira (23) um “puxão de orelha” em prefeituras que vacinaram contra a gripe fora dos grupos prioritários. Sem mencionar um município específico, repreendeu:

“Teve secretaria que não se atentou e resolveu vacinar todo mundo, então a vacina não dá. Está em falta. Não é o governo estadual que fabrica a vacina, infelizmente alguns municípios tiveram essa atitude e agora terão de arcar com isso”. A declaração foi feita durante entrega de doações aos municípios atingidos pelas chuvas na Sedast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho).

Na sexta-feira, 20, a Prefeitura da Capital informou que acionou o MPE (Ministério Público Estadual) e o MPF (Ministério Público Federal) por causa da falta de vacinas na rede pública contra a gripe causada pelo vírus H1N1. A alegação foi de que o Governo do Estado não forneceu todo o estoque necessário, informação desmentida pelo governo, que informa ter repassado 196 mil doses, oito mil acima do determinado pelo Ministério da Saúde.

“Estão empurrando o ônus a quem não tem. O Ministério da Saúde é que preconiza o grupo de risco, quem distribui a vacina é o Ministério, o governo apenas repassa aos municípios para cumprir o grupo de risco”. O secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, reprovou, na semana passada, a estratégia da Prefeitura da Capital de promover a vacinação em supermercado e shoppings.

Nos siga no Google Notícias