ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Governo anuncia que servidores não terão aumento salarial neste ano

Maratona de reuniões para negociar aumento com 47 categorias começou às 8h

Anahi Zurutuza e Osvaldo Júnior | 31/05/2017 16:26
Carlos Alberto Assis durante entrevista, em seu gabinete na SAD (Foto: David Magela/SAD)
Carlos Alberto Assis durante entrevista, em seu gabinete na SAD (Foto: David Magela/SAD)

Os 72 mil servidores estaduais - ativos e aposentados - devem ficar sem reajuste este ano. “Por enquanto, o reajuste é zero”, afirmou o secretário de Estado de Administração, Carlos Alberto Assis, na tarde desta quarta-feira (31), último dia para a negociação salarial, uma vez que a data-base do funcionalismo público estadual é maio.

Assis explicou começou a maratona de reuniões com as 47 categorias de servidores, mas que não tem como propor aumento, porque o governo não tem receita suficiente para custear uma folha reajustada – hoje, o Estado gasta R$ 450 milhões por mês com pessoal.

“Para a nossa surpresa os representantes das categorias estão sendo compreensivos. Nossa prioridade é não atrasar os salários”, ressalto, dizendo que o pagamento de maio será depositado amanhã, 1º de junho.

O secretário disse ainda que se houver algum evento que injete recursos nos cofres estaduais, o governo voltará a negociar com as categorias. “Mas, essa possibilidade é remota”, deixou claro.

O titular da SAD (Secretaria de Estado de Administração) citou as mudanças na Lei Kandir, que dispõe sobre a distribuição do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para Estados e municípios, ainda em discussão e a negociação sobre a compra do gás natural que passa por Mato Grosso do Sul como formas de melhor a arrecadação. Mas, as duas alternativas ainda estão sendo debatidas com governo federal e outros Estados.

Nos siga no Google Notícias