ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Índios criticam bancada do PT por indicar "inexperiente" na Secretaria de Saúde

Thiago de Souza | 14/12/2015 15:15
Grupo critica indicação política e quer que índios escolham gestores na saúde. (Foto: Fernando Antunes)
Grupo critica indicação política e quer que índios escolham gestores na saúde. (Foto: Fernando Antunes)
Segundo grupo, pretendente ao cargo na Sesai não tem experiência. (Foto: Fernando Antunes)
Segundo grupo, pretendente ao cargo na Sesai não tem experiência. (Foto: Fernando Antunes)

Um grupo de 40 indígenas protestou, às 14 horas, desta segunda-feira (14), na Praça do Rádio Clube, contra a bancada federal do PT de Mato Grosso do Sul e o deputado Dagoberto Nogueira (PTD). Os índios são contra a indicação política para o cargo de coordenador de Saúde Indígena do Estado, da Sesai-MS (Secretaria Especial de Saúde Indígena), atualmente ocupado pelo indígena Hilário da Silva.

Os índios usaram faixas e cartazes, e acusou os deputados petistas de indicar, por motivos políticos, o Terena Lindomar Ferreira para o cargo. Segundo as lideranças, o indicado “não tem experiência na área”. Entre os nomes citados estavam Zeca do PT, Delcídio do Amaral, Vander Loubet e do pedetista Dagoberto Nogueira.

Gildo Galindo, chefe do Polo de Saúde Indígena de Antônio João, coordenava o movimento e disse que as lideranças indígenas de todo o Estado preferem a manutenção de Hilário da Silva, que segundo ele está há um ano no cargo e trazendo benefícios na área da saúde para a popuação indígena.

Assim que o sinal fechava para os carros, no cruzamento da Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua Padre João Crippa, o grupo apresentava os cartazes pedindo o apoio dos motoristas. Eles também gritavam “Fora PT”, em referência a intervenção na escolha do gestor de saúde.

Galindo disse que os indígenas é que tem de escolher, por meio de eleição, um nome para o cargo, assim como fizeram com Hilário da Silva. Ele enfatizou que, na saúde não pode haver indicações políticas. “Com saúde não se brinca, não se pode errar. Saúde é coisa séria, independentemente se é com o branco ou com o índio”.

Dois policiais em motos do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar acompanharam o protesto a distância.

Nos siga no Google Notícias