ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Inquérito sobre morte de terena tem 1,2 mil páginas e será concluído em outubro

Aliny Mary Dias | 28/08/2013 11:27

Na próxima sexta-feira (30), a morte do indígena Oziel Gabriel, 35 anos, completa três meses e a Polícia Federal ainda aguarda laudos periciais que estão em Brasília. Oziel foi morto com um tiro no abdômen durante um conflito na reintegração de posse da Fazenda Buriti em Sidrolândia.

O delegado Mario Paulo Machado Nomoto tem até o dia 9 de outubro para encerrar o inquérito. O prazo para a conclusão das investigações foi estipulado depois que a polícia recebeu um laudo de 71 páginas sobre a morte de Oziel.

Mesmo com o documento extenso em mãos, a Polícia Federal não pode prosseguir nas investigações até que outros dois audos que estão em Brasília sejam encaminhados para o Estado.

Segundo a PF, um dos documentos está com a Ditec (Diretoria Técnico-Científica) e outro com o INC (Instituto Nacional de Criminalística), considerado um dos maiores parques tecnológicos da criminalística da Polícia Federal.

O delegado justifica que o prazo para a conclusão das investigações se estendeu porque “esse inquérito é complexo, tem 1.225 mil páginas e está apurando não só a morte, mas todo o contexto da situação”.

Conflito - No dia da reintegração de posse, o corpo de Oziel foi levado do hospital para a funerária, onde foi feita a declaração de óbito. A vítima deveria ter sido encaminhada, ao IML (Instituto Médico Legal), onde o médico legista faria o atestado.

O atestado de óbito comprovou que o índio foi morto por um tiro no abdômen, supostamente disparado por policiais federais. Policiais militares também participaram da desocupação.

Os índios passaram a acusar a polícia de ter efetuado o disparo. O velório de Oziel foi interrompido e um perito de Brasília veio ao Estado a pedido da presidente Dilma Roussef, realizar a perícia no corpo do índio.

As investigações por parte da Polícia Federal começaram no início de junho quando policiais foram até o hospital da cidade e ouviram todos que tiveram contato com o índio.

Nos siga no Google Notícias