A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

28/08/2013 11:27

Inquérito sobre morte de terena tem 1,2 mil páginas e será concluído em outubro

Aliny Mary Dias

Na próxima sexta-feira (30), a morte do indígena Oziel Gabriel, 35 anos, completa três meses e a Polícia Federal ainda aguarda laudos periciais que estão em Brasília. Oziel foi morto com um tiro no abdômen durante um conflito na reintegração de posse da Fazenda Buriti em Sidrolândia.

O delegado Mario Paulo Machado Nomoto tem até o dia 9 de outubro para encerrar o inquérito. O prazo para a conclusão das investigações foi estipulado depois que a polícia recebeu um laudo de 71 páginas sobre a morte de Oziel.

Mesmo com o documento extenso em mãos, a Polícia Federal não pode prosseguir nas investigações até que outros dois audos que estão em Brasília sejam encaminhados para o Estado.

Segundo a PF, um dos documentos está com a Ditec (Diretoria Técnico-Científica) e outro com o INC (Instituto Nacional de Criminalística), considerado um dos maiores parques tecnológicos da criminalística da Polícia Federal.

O delegado justifica que o prazo para a conclusão das investigações se estendeu porque “esse inquérito é complexo, tem 1.225 mil páginas e está apurando não só a morte, mas todo o contexto da situação”.

Conflito - No dia da reintegração de posse, o corpo de Oziel foi levado do hospital para a funerária, onde foi feita a declaração de óbito. A vítima deveria ter sido encaminhada, ao IML (Instituto Médico Legal), onde o médico legista faria o atestado.

O atestado de óbito comprovou que o índio foi morto por um tiro no abdômen, supostamente disparado por policiais federais. Policiais militares também participaram da desocupação.

Os índios passaram a acusar a polícia de ter efetuado o disparo. O velório de Oziel foi interrompido e um perito de Brasília veio ao Estado a pedido da presidente Dilma Roussef, realizar a perícia no corpo do índio.

As investigações por parte da Polícia Federal começaram no início de junho quando policiais foram até o hospital da cidade e ouviram todos que tiveram contato com o índio.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions