ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Após anos com dor, idosa consegue na Justiça cirurgia de R$ 119 mil

Liminar foi conquistada através da Defensoria Pública durante o recesso forense

Ana Paula Chuva | 13/01/2022 12:37
Idosa apontando local onde sentia dores por conta da doença (Foto: Divulgação | Defensoria)
Idosa apontando local onde sentia dores por conta da doença (Foto: Divulgação | Defensoria)

Diagnosticada com coxartrose, doença que causa o desgaste na articulação da anca, e sofrendo de dores por anos, a idosa Loides Ribeiro, moradora de Nova Alvorada do Sul, cidade a 116 km de Campo Grande, conseguiu na Justiça liminar para realizar uma cirurgia de R$ 119 mil.

Através da Plataforma Virtual da Defensoria Pública do Estado, durante o recesso forense, Loides agendou o atendimento e relatou sofrer de dores crônicas e ainda ter restrição na mobilidade.

Segundo o defensor público Cássio Sanches Barbi, da comarca da Nova Alvorada do Sul, com o avanço da doença a idosa teve comprometimento articular no quadril direito e por isso precisava com urgência da artroplastia total com uso de prótese.

“Oficiamos a Secretaria Municipal de Saúde e em uma consulta com especialista pela Caravana do Mutirão da Ortopedia, a urgência se confirmou. Dessa forma, pedimos a concessão da tutela de urgência”, disse Cássio.

O Núcleo de Apoio Técnico do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) deu parecer favórável para o pedido de liminar e então, Loide passou pela cirurgia no dia 28 de dezembro de 2021 e já está em casa se recuperando.

“Eu nem esperava fazer a cirurgia no mesmo ano. Agendamos o atendimento pela Plataforma Virtual e, logo depois de irmos à unidade, a Secretaria de Saúde entrou em contato em dezembro mesmo. O médico disse que a recuperação vai demorar uns 90 dias, mas eu já estou me locomovendo com a ajuda do andador. ”, contou Loides.

Ao todo a espera foi de 35 dias, após o agendamento do atendimento virtual.

Nos siga no Google Notícias