ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Após ataque a cão, promotor pede retirada de jacarés da Lagoa Maior

Animal doméstico foi morto por répteis no local, levando promotor a antever risco de “desgraça”; secretário atribui fato a imprudência do dono do cachorro

Humberto Marques | 09/06/2018 15:50

O promotor de Justiça Antônio Carlos Garcia de Oliveira, que atua na área do Meio Ambiente em Três Lagoas –a 334 km de Campo Grande– impetrou ação civil pública visando a retirada de todos os jacarés da Lagoa Maior, ponto turístico da cidade. A medida foi adotada dias depois de um cão ser atacado e morto no local por um dos répteis.

De acordo com informações do Jornal do Povo de Três Lagoas, em seu pedido à Justiça, o promotor afirma haver “risco sério e próximo de que alguma ‘desgraça’ possa acontecer entre os jacarés e algum pedestre e, por óbvio, vai recair toda a culpa na administração municipal, que não adota providências necessárias como a colocação de segurança, monitores e gente especializada para permanecer na lagoa, como salva-vidas, nem promove a retirada dos animais pelas imposições existentes na legislação”.

Em 2016, o mesmo promotor solicitou a retirada dos animais, o que foi negado à época. Naquele ano, destacou ele, houve a retirada de 50 ovos de jacaré prestes a eclodir. Nesta semana, houve a informação de que mais 60 foram removidos.

A Secretaria de Meio Ambiente de Três Lagoas informa que há três jacarés adultos com mais de dois metros e outros nove de porte médio na Lagoa Maior. Segundo o promotor, a dominância da espécie já levou vários outros animais a deixarem a Lagoa Maior, principalmente aves.

Secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Yamaguti afirma que qualquer decisão sobre a remoção dos jacarés só será tomada após levantamento feito pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias). Ele ainda considera que o ataque ao cachorro foi resultado da imprudência do dono, já que há placas alertando sobre a proibição de se andar com animais domésticos no local.

Nos siga no Google Notícias