ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Após proibição, Câmara faz audiência pública dia 30 para discutir Uber

Audiência para ouvir taxistas e representantes do sistema de carona paga foi proposta pela presidente do Legislativo; proibição à Uber, aprovada no mês passado, recebeu críticas da população

Helio de Freitas, de Dourados | 20/03/2017 11:21
Daniela Hall promulgou lei contra Uber, mas defende sistema (Foto: Divulgação)
Daniela Hall promulgou lei contra Uber, mas defende sistema (Foto: Divulgação)

A regulamentação do transporte de passageiros através de aplicativos, como a Uber, vai ser discutida em uma audiência pública no dia 30 deste mês na Câmara de Vereadores de Dourados. A decisão foi anunciada hoje (20) pelo Legislativo da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Sindicatos dos taxistas e de mototaxistas, Ministério Público, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associação Comercial, Detran e universidades serão convidados para apresentar sugestões ao projeto de lei que deve ser apresentado em abril. A audiência foi proposta pela presidente da Câmara, Daniela Hall (PSD).

No mês passado, Daniela Hall promulgou um projeto de lei que tinha sido aprovado em 2015 proibindo a Uber em Dourados. O projeto ficou um ano e meio parado na prefeitura, sem receber a sanção do chefe do Executivo.

A proibição, proposta pelo vereador Cido Medeiros (DEM) a pedido dos taxistas da cidade, desagradou muitos moradores, que através das redes sociais criticaram a medida adotada por Daniela Hall.

No dia seguinte à promulgação, a presidente da Câmara justificou que apenas cumpriu a lei, mas criticou a proibição e considerou a lei “retrocesso”.

Daniela chegou a anunciar que apresentaria no dia 6 deste mês um projeto para regulamentar a Uber, mas decidiu fazer a audiência pública antes de protocolar a medida.

Tema – O tema da audiência pública será “Uber e Aplicativos Similares: Proibir ou Regulamentar?”. A Applic (Associação dos Parceiros de Aplicativos e de Motoristas de Transporte de Passageiros e Motoristas Autônomos de Mato Grosso do Sul) também foi convidada.

“Foi um projeto de lei aprovado no passado, mas que não reflete a realidade dos dias atuais. Precisamos rediscuti-la com a sociedade, já que muitos segmentos apontam prejuízos com a proibição da atividade. Por outro lado, também estamos dispostos a verificar as dificuldades apontadas por segmentos como os taxistas. Nosso objetivo é encontrar uma saída justa para todos”, afirmou Daniela Hall.

Ela afirmou que após a audiência pretende apresentar o projeto de lei para garantir segurança aos usuários e a igualdade entre os serviços de transporte. Entre as medidas que serão propostas está o prazo de 180 dias que os motoristas de carona remunerados terão para se regularizar nos órgãos competentes.

O alvará aos profissionais aptos a atuarem por meio de aplicativos será individual e registrado pelo CPF, na condição de um veículo por pessoa. Os carros contarão com um selo para identificação e não terão placas especiais. Depois que a lei for aprovada os interessados terão 90 dias para fazer o cadastro.

Nos siga no Google Notícias