ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Caravana da Saúde espera realizar 2.500 cirurgias até sábado

Mariana Castelar | 17/03/2016 17:11
Exames e cirurgias oftalmológicas estão acontecendo em Aquidauana. (Foto: Divulgação/Governo MS)
Exames e cirurgias oftalmológicas estão acontecendo em Aquidauana. (Foto: Divulgação/Governo MS)

Em sua 8º edição, a Caravana da Saúde, iniciou nesta quinta-feira (17) as cirurgias oftalmológicas para os pacientes de Anastácio, Bodoquena, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Nioaque. Esses municípios compõem a microrregião de Aquidauana. A previsão é que ocorra mais 2.500 cirurgias.

Durante esta quinta-feira, pacientes atendidos falaram sobre o alívio de conseguir realizar os procedimentos médicos após longa espera por uma cirurgia na rede pública de saúde. Um deles foi o vigia Areovaldo Pereira Duarte, de Aquidauana. Com dificuldade em enxergar por cerca de cinco anos, ele conta da felicidade em poder ler um livro, uma das atividades que mais gosta.

“Minha primeira solução foram os óculos, mas gradativamente a minha visão foi ficando fraca. Quando busquei a ajuda médica soube que tinha catarata e que era preciso uma cirurgia, pois estava praticamente sem visão. Quando o povo começou a falar sobre a caravana eu busquei o atendimento".

Moradora de Nioaque, Leandra Vieira Cecé Correia, 66 anos, queixava-se das dores de cabeça por causa da visão prejudicada. Mesmo procurando atendimento na rede pública, a demora em conseguir confirmar um procedimento médico acabava por desestimular a continuidade do tratamento.

“Minhas leituras ficaram prejudicadas. Mesmo com os óculos, com o passar do tempo eu enxergava cada vez menos. Gostava de costurar e fazer crochê, mas tive que parar pois não conseguia enxergar. Eu fiz várias consultas, e soube que a solução seria através de uma cirurgia, mas a demora para marcar era muito ruim. Com a caravana a esperança de voltar a enxergar aumentou. Desde que eu soube que ela passaria por Aquidauana eu fui atrás deste atendimento. Depois da recuperação a primeira coisa que farei será voltar a costurar e ler novamente a Bíblia.

O Dia D da Caravana da Saúde será realizado no sábado (19), com a participação de mais de 30 instituições parceiras que estarão realizando os atendimentos sociais. Entre elas, a Polícia Civil, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros e Sesi, entre outras.

Com a realização da Caravana da Saúde em Aquidauana, a Secretaria de Estado de Saúde já se prepara para as duas ultimas edições. Em Douradaos ocorrerá entre os dias 16 e 17 de abril, e Campo Grande receberá o projeto de 14 a 28 de maio.

Nos siga no Google Notícias