Caravana da Saúde espera realizar 2.500 cirurgias até sábado
Em sua 8º edição, a Caravana da Saúde, iniciou nesta quinta-feira (17) as cirurgias oftalmológicas para os pacientes de Anastácio, Bodoquena, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Nioaque. Esses municípios compõem a microrregião de Aquidauana. A previsão é que ocorra mais 2.500 cirurgias.
Durante esta quinta-feira, pacientes atendidos falaram sobre o alívio de conseguir realizar os procedimentos médicos após longa espera por uma cirurgia na rede pública de saúde. Um deles foi o vigia Areovaldo Pereira Duarte, de Aquidauana. Com dificuldade em enxergar por cerca de cinco anos, ele conta da felicidade em poder ler um livro, uma das atividades que mais gosta.
- Leia Também
- Na nona edição, Caravana da Saúde espera realizar mais de 6 mil consultas
- Caravana da Saúde leva estrutura para Aquidauana e começa no dia 14
“Minha primeira solução foram os óculos, mas gradativamente a minha visão foi ficando fraca. Quando busquei a ajuda médica soube que tinha catarata e que era preciso uma cirurgia, pois estava praticamente sem visão. Quando o povo começou a falar sobre a caravana eu busquei o atendimento".
Moradora de Nioaque, Leandra Vieira Cecé Correia, 66 anos, queixava-se das dores de cabeça por causa da visão prejudicada. Mesmo procurando atendimento na rede pública, a demora em conseguir confirmar um procedimento médico acabava por desestimular a continuidade do tratamento.
“Minhas leituras ficaram prejudicadas. Mesmo com os óculos, com o passar do tempo eu enxergava cada vez menos. Gostava de costurar e fazer crochê, mas tive que parar pois não conseguia enxergar. Eu fiz várias consultas, e soube que a solução seria através de uma cirurgia, mas a demora para marcar era muito ruim. Com a caravana a esperança de voltar a enxergar aumentou. Desde que eu soube que ela passaria por Aquidauana eu fui atrás deste atendimento. Depois da recuperação a primeira coisa que farei será voltar a costurar e ler novamente a Bíblia.
O Dia D da Caravana da Saúde será realizado no sábado (19), com a participação de mais de 30 instituições parceiras que estarão realizando os atendimentos sociais. Entre elas, a Polícia Civil, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros e Sesi, entre outras.
Com a realização da Caravana da Saúde em Aquidauana, a Secretaria de Estado de Saúde já se prepara para as duas ultimas edições. Em Douradaos ocorrerá entre os dias 16 e 17 de abril, e Campo Grande receberá o projeto de 14 a 28 de maio.