ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Cidade que leva nome de herói, Antônio João completa hoje 57 anos

Giovana Martini | 18/03/2021 11:41
Monumento em homenagem a Antônio João, o herói de guerra. (Foto: Reprodução)
Monumento em homenagem a Antônio João, o herói de guerra. (Foto: Reprodução)

De emancipação política e administrativa, a cidade de Antônio João completa hoje 57 anos, mas de história, já são oito décadas. Localizada do Sul do Estado, o município que está 279 quilômetros distante da Capital leva o nome em homenagem ao tenente considerado herói da Guerra do Paraguai, Antônio João.

O primeiro capítulo da fundação de Antônio João começou a ser escrito em 3 de dezembro de 1938, quando o italiano Eugênio Penzo, que havia adquirido terras no então estado de Mato Grosso, passou a abrir lotes e ceder para as pessoas que tivessem interesse em trabalhar sob a forma de cooperativa. Nestes lotes eram plantado arroz, milhos, feijão, amendoim, batata doce, cana de açúcar, banana, e café.

Com a chegada de novos moradores em busca de terras, o local foi ficando mais povoado até ser transformado em distrito e, mais tarde, em município.

Antônio João - O município passou a chamar assim em homenagem ao tenente Antônio João Ribeiro, que lutou na Guerra do Paraguai para defender a soberania nacional.

Considerado um dos maiores heróis do conflito, o tenente se destacou pois mesmo durante a invasão do exército inimigo, em número superior de soldados, Antônio João Ribeiro resistiu, enviando uma mensagem ao comando paraguaio, que dizia: "Sei que morro, mas meu sangue e o dos meus companheiros servirá de protesto solene contra a invasão do solo de minha Pátria". E após heroica resistência, no dia 29 de dezembro de 1864, morreu defendendo o País.

Atualmente, a cidade de Antônio João tem como principal atividade econômica o setor agropecuário.

Alguns dos atrativos turísticos do município são as atividades voltadas a observação de pinturas e gravuras rupestres em áreas indígenas, o Balneário do Bié e a Cachoeira do Salto.

Devido a pandemia, este ano não há cronograma de comemorações ao aniversário da cidade, para evitar aglomerações.

Nos siga no Google Notícias