A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

10/12/2015 08:38

Com programação especial, Itaporã comemora 62 anos nesta quinta-feira

Mariana Rodrigues
Para comemorar, a a prefeitura do município preparou uma programação festiva, que inclui eventos e atividades culturais. (Foto: Divulgação)Para comemorar, a a prefeitura do município preparou uma programação festiva, que inclui eventos e atividades culturais. (Foto: Divulgação)

Distante a Itaporã, 227 quilômetros de Campo Grande, a cidade de Itaporã comemora 62 anos de emancipação política nesta quinta-feira (10). Para comemorar, a a prefeitura do município preparou uma programação festiva, que inclui eventos e atividades culturais, esportivas e recreativas para comemorar o aniversário.

A comemoração começou com a exposição fotográfica "Itaporã 62 anos uma cidade de histórias e conquistas" no salão da Igreja Matriz. A exposição reúne centenas de fotografias históricas que contam um pouco da história e de momentos importantes nos 62 anos do município. O acervo de fotografia (todas em preto e branco) foi montando após um ano de trabalho de busca aos arquivos oficiais do município e em visitas às famílias pioneiras de Itaporã.

Hoje, a partir das 19h começam as apresentações culturais, com vários espetáculos de dança e apresentações musicais. Às 22h haverá show com o grupo Soneto ao Luar e também será partido o bolo em comemoração ao aniversário da cidade. Ainda por conta da comemoração, o prefeito Wallas Milfont, decretou ponto facultativo nas repartições públicas da administração municipal nesta sexta-feria (11).

A medida é válida para o Paço Municipal, Gerência de Planejamento e Finanças, Chefia de Gabinete, Getcel (Gerência Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer), Gerência de Indústria e Comércio, Gerência de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Gerência de Ação Social, Gerência de Habitação, Gerência de Educação, Gerência de Administração e Gestão e Gerência Municipal de Obras. Nestes locais o expediente será retomado na segunda-feira, dia 14, às 7h da manhã.

O ponto facultativo não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, como Gerência Municipal de Serviços Urbanos e Gerência Municipal de Saúde Pública (Hospital Municipal de Itaporã e unidades básicas de saúde).

História - Itaporã é um município brasileiro da região Centro-Oeste de Mato Grosso do Sul. É conhecida como "Cidade do Peixe", pois possui a maior lâmina d'água do estado em matéria de criação e produção de peixes.

Na terceira década do século XX, o então presidente do estado de Mato Grosso, Pedro Celestino da Costa, destinou, para fins de colonização, uma área de 50 mil hectares compreendida entre o Rio Brilhante e o Panambi, pertencentes ao município de Ponta Porã.

O prefeito de Dourados deu início aos trabalhos de colonização e criou a denominação "Colônia Municipal de Dourados", procedendo, a seguir, à distribuição dos primeiros lotes do novo povoado, atualmente Itaporã. O município foi criado pela Lei 659, de 10 de dezembro de 1953. Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions