ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Com programação especial, Itaporã comemora 62 anos nesta quinta-feira

Mariana Rodrigues | 10/12/2015 08:38
Para comemorar, a a prefeitura do município preparou uma programação festiva, que inclui eventos e atividades culturais. (Foto: Divulgação)
Para comemorar, a a prefeitura do município preparou uma programação festiva, que inclui eventos e atividades culturais. (Foto: Divulgação)

Distante a Itaporã, 227 quilômetros de Campo Grande, a cidade de Itaporã comemora 62 anos de emancipação política nesta quinta-feira (10). Para comemorar, a a prefeitura do município preparou uma programação festiva, que inclui eventos e atividades culturais, esportivas e recreativas para comemorar o aniversário.

A comemoração começou com a exposição fotográfica "Itaporã 62 anos uma cidade de histórias e conquistas" no salão da Igreja Matriz. A exposição reúne centenas de fotografias históricas que contam um pouco da história e de momentos importantes nos 62 anos do município. O acervo de fotografia (todas em preto e branco) foi montando após um ano de trabalho de busca aos arquivos oficiais do município e em visitas às famílias pioneiras de Itaporã.

Hoje, a partir das 19h começam as apresentações culturais, com vários espetáculos de dança e apresentações musicais. Às 22h haverá show com o grupo Soneto ao Luar e também será partido o bolo em comemoração ao aniversário da cidade. Ainda por conta da comemoração, o prefeito Wallas Milfont, decretou ponto facultativo nas repartições públicas da administração municipal nesta sexta-feria (11).

A medida é válida para o Paço Municipal, Gerência de Planejamento e Finanças, Chefia de Gabinete, Getcel (Gerência Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer), Gerência de Indústria e Comércio, Gerência de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Gerência de Ação Social, Gerência de Habitação, Gerência de Educação, Gerência de Administração e Gestão e Gerência Municipal de Obras. Nestes locais o expediente será retomado na segunda-feira, dia 14, às 7h da manhã.

O ponto facultativo não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, como Gerência Municipal de Serviços Urbanos e Gerência Municipal de Saúde Pública (Hospital Municipal de Itaporã e unidades básicas de saúde).

História - Itaporã é um município brasileiro da região Centro-Oeste de Mato Grosso do Sul. É conhecida como "Cidade do Peixe", pois possui a maior lâmina d'água do estado em matéria de criação e produção de peixes.

Na terceira década do século XX, o então presidente do estado de Mato Grosso, Pedro Celestino da Costa, destinou, para fins de colonização, uma área de 50 mil hectares compreendida entre o Rio Brilhante e o Panambi, pertencentes ao município de Ponta Porã.

O prefeito de Dourados deu início aos trabalhos de colonização e criou a denominação "Colônia Municipal de Dourados", procedendo, a seguir, à distribuição dos primeiros lotes do novo povoado, atualmente Itaporã. O município foi criado pela Lei 659, de 10 de dezembro de 1953. Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias