ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Com termômetro e álcool gel, shopping volta a funcionar depois de 46 dias

Das 84 lojas, 61 reabriram nesta quarta-feira e administração espera reabertura das demais até fim de semana

Helio de Freitas, de Dourados | 06/05/2020 15:56
Funcionária do shopping mede a temperatura corporal de cliente no acesso ao shopping de Dourados (Foto: Divulgação)
Funcionária do shopping mede a temperatura corporal de cliente no acesso ao shopping de Dourados (Foto: Divulgação)

Com barreiras sanitárias em todos os acessos para passar álcool gel nas mãos e medir a temperatura corporal dos clientes com termômetro infravermelho, o Shopping Avenida Center voltou a funcionar nesta quarta-feira (6) em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Único shopping Center da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul e da região onde vivem pelo menos 800 mil pessoas, o centro de compras fechou as portas no dia 21 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. São 84 lojas, das quais 61 reabriram hoje e as demiais devem reabrir nos próximos dias.

A reabertura foi autorizada em decreto da prefeitura, publicado ontem (5). O cinema e o parque de jogos, no entanto, continuam fechados. O comércio da área central voltou a funcionar no dia 7 de abril, as academias reabriam na semana passada, mas casas noturnas, tabacarias e pubs continuam fechados.

Robson Luiz Braga Jr., administrador do shopping de Dourados, disse o prejuízo financeiro decorrente da pandemia ainda vai continuar, mesmo com a reabertura das lojas. Entretanto, não quis falar em valores. “Certamente existiram e ainda existirão, mas prefiro focar no que é bom, criar atmosfera positiva”.

Funcionários do shopping passaram a terça-feira e a manhã de hoje preparando o espaço para voltar a receber os clientes. Avisos sobre as medidas sanitárias foram afixados em vários locais do shopping.

As lojas só poderão funcionar de segunda a sábado das 11h às 19h e aos domingos e feriados das 12h às 18h. A praça de alimentação poderá funcionar das 11h às 20h todos os dias, inclusive domingos e feriados.

Marcação para manter distanciamento mínimo de dois metros (Foto: Divulgação)
Marcação para manter distanciamento mínimo de dois metros (Foto: Divulgação)

A prefeitura recomendou o uso de máscara a todos que frequentarem as dependências do shopping. Para evitar aglomerações, a ocupação deverá ser de no máximo 30% e as filas precisam respeitar a distância mínima de dois metros entre as pessoas. Funcionários de limpeza, manutenção, administração e prestadores de serviços precisam usar máscara.

Na praça de alimentação, as mesas e cadeiras devem ser redistribuídas com ocupação de 30%, espaçamento mínimo entre mesas de dois metros e utilização de no máximo quatro cadeiras por mesa. Fica proibido juntar mesas.

O uso do elevador fica restrito a pessoas com necessidades especiais, gestantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Nas lojas, o atendimento interno deve se limitar a 30% da capacidade máxima e filas deverão ter espaçamento de dois metros entre as pessoas com marcação no piso.

Hoje, a prefeitura publicou novo decreto desobrigando o uso de termômetro infravermelho por dez dias devido à falta do produto no comércio local. No mesmo decreto, o município determinou que a ausência do uso de máscara acarretará na retirada da pessoa da fila e impedimento de entrada nos recintos ou transporte público ou privado. No caso de descumprimento da norma, a Guarda Municipal ou a Polícia Militar podem ser acionadas.

Nos siga no Google Notícias