ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Comissão ouve últimas testemunhas e vereadores serão julgados até dia 13

Seis testemunhas de defesa foram ouvidas entre segunda e hoje; amanhã começa a contar prazo para alegações finais

Helio de Freitas, de Dourados | 31/03/2015 16:25

A Comissão Processante da Câmara de Naviraí, a 366 km de Campo Grande, concluiu hoje os depoimentos das 44 testemunhas de defesa dos vereadores Moacir Aparecido de Andrade, Jaime Dutra (PT), José Odair Gallo (PDT), José Roberto Alves (PMDB) e Mário Gomes (PTdoB). Cinco prestaram depoimento nesta terça e uma foi ouvida ontem. As outras 38 já tinham sido interrogadas na semana passada, entre elas o prefeito da cidade, Léo Matos (sem partido), arrolado pela defesa de Mário Gomes.

Eles são acusados de quebra de decoro por serem réus na ação penal da Operação Atenas, que investigou um esquema de corrupção montado no Legislativo municipal pelo então presidente, Cícero dos Santos. Assim como oito vereadores que já tinham sido afastados, esses cinco estão fora da Câmara desde fevereiro deste ano.

Nesta terça-feira, dia 31, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) realizou na cidade a Operação Remédio Controlado, para apreender documentos na prefeitura e na Secretaria de Saúde, como parte de investigações iniciadas após a Operação Atenas, da PF. Servidores municipais são suspeitos de favorecer vereadores na distribuição de medicamentos, atendendo apenas os casos com apadrinhamento político. A prefeitura nega as denúncias e informou apoiar o trabalho do Ministério Público.

Alegações finais – O presidente da Comissão Processante, Antonio Carlos Klein (PDT), informou ao Campo Grande News que o prazo de cinco dias para as alegações finais dos advogados de defesa começa a contar nesta quarta-feira e termina domingo.

Após esse prazo, ele espera concluir o relatório junto com o relator, vereador Junior do PT, e entregar o parecer final à presidência da Câmara, que vai marcar a sessão de julgamento. A previsão dele é que os vereadores sejam julgados em plenário até dia 13 de abril.

Outros réus – Além do ex-presidente Cícero dos Santos, cassado no dia 12 de janeiro, outros quatro vereadores já perderam o mandato por envolvimento no esquema de corrupção desvendado pela Polícia Federal em outubro do ano passado.

Adriano José Silvério e Carlos Alberto Sanches, o Carlão, foram cassados em janeiro. Elias Alves e Vanderlei Chagas foram cassados no dia 27 de fevereiro. Solange Melo tinha renunciado em novembro, quando ainda estava presa, e Marcus Douglas Miranda renunciou há dois meses, no dia em que seria cassado.

O vereador afastado Gean Carlos Volpato (PMDB) deveria ter sido julgado no dia 27 de fevereiro, mas o prazo do processo contra ele expirou e uma nova Comissão Processante foi instalada neste mês e tem até 90 dias para concluir os trabalhos. Todos os 13 vereadores eleitos em Naviraí em 2012 estão fora dos cargos como resultado da Operação Atenas.

Nos siga no Google Notícias