ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Conselho de Saúde faz repúdio e pede demissão de secretário “autoritário”

Helio de Freitas, de Dourados | 09/02/2018 16:07
Conselho de Saúde faz repúdio e pede demissão de secretário “autoritário”
Renato Vidigal é acusado de ignorar pedidos de informação do Conselho de Saúde (Foto: Divulgação)

O Conselho de Saúde de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, aprovou uma moção de repúdio ao secretário municipal de Saúde, Renato Vidigal, acusado de agir “de forma arbitrária” e ser “autoritário”, tomando decisões sem passar pela deliberação dos conselheiros. A medida foi aprovada na assembleia extraordinária de quarta-feira (7), conforme ata à qual o Campo Grande News teve acesso hoje.

Além do repúdio, o órgão colegiado recomendou à prefeita Délia Razuk (PR) a substituição do atual gestor da saúde pública da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Com gestão plena dos recursos, Dourados é responsável em oferecer atendimento pelo SUS a moradores de 33 municípios da região.

Na avaliação dos conselheiros, apesar de incansáveis explicativas a Renato Vidigal, o gestor continua tomando, unilateralmente, decisões relativas às questões da saúde pública, violando o Regimento Interno do conselho e leis federais.

Na moção de repúdio, os conselheiros acusam o secretário de não respeitar trabalhadores em saúde e prestadores de serviços, afirmam que ele é perseguidor, pratica atos de assédio moral, faz ameaças, exerce influência negativa e está sendo inoperante.

A recomendação pela demissão de Renato Vidigal, também aprovada pelos conselheiros, foi assinada pela presidente do Conselho de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza. A prefeitura e Renato Vidigal ainda não se pronunciaram sobre as decisões do conselho.