ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Dez infringem lei seca no 1º fim de semana de decreto em vigor

Prefeitura aproveitou decreto com medidas restritivas do governo e proibiu também o consumo de álcool

Tainá Jara | 29/03/2021 18:49
Comunicados fixados em frezzers do comércio de Naviraí (Foto: Eliel Oliveira)
Comunicados fixados em frezzers do comércio de Naviraí (Foto: Eliel Oliveira)

Dez pessoas foram autuadas por aglomeração e consumo de bebida alcoólica no primeiro final de semana de lei seca, instituída em Naviraí, município distante 370 quilômetros de Campo Grande. A medida, em vigor desde o último sábado, tem como objetivo incentivar as pessoas a ficarem casa para conter a disseminação do coronavírus.

Conforme a prefeita Rhaiza Matos (PSDB), aparentemente, a lei seca contribuiu com a redução da mobilidade. “Ajudou muito em relação aquelas movimentações daquelas festinhas em casa, os churrasquinhos, diminuiu muito. A princípio dá para ver que teve efeito”.

Foram registradas duas ocorrências de infração de medida sanitária preventiva e desobediência., Dez pessoas estavam envolvidas nos casos comunicados, sendo cinco em cada uma das aglomerações verificadas pela Polícia Militar e Vigilância Sanitária. Houve também muitas denúncias averiguadas, mas não confirmadas.

A "Lei Seca" na cidade ficará em vigor enquanto durar o decreto estadual com medidas mais rígidas de isolamento em todo o Mato Grosso do Sul, portanto, até o próximo dia 04 de abril. O município ainda avalia se haverá prorrogação.

A prefeita afirma que entende as ponderações do comércio, mas as medidas têm por origem os dados oriundos da secretaria de Saúde, que apontam expressivo aumento dos números e óbitos decorrentes dos municípios.

Estrutura - Nesta segunda-feira, a prefeitura levantou estruturas físicas para a instalação de um ambulatório de atendimento aos pacientes da covid-19. A nova unidade de saúde vai funcionar em frente ao Hospital Municipal.

O ambulatório será composto por consultórios médicos, sala de triagem, centro de testagem, farmácia, recepção e acolhimento. A tenda terá capacidade de atendimento de 50 pessoas sentadas simultaneamente e, de até 200 pessoas, em cada 24 horas.

Em Mato Grosso do Sul, foram confirmados 212.419 casos de covid-19 desde o início da pandemia, sendo que 4.164 pessoas morreram em decorrência do vírus. Naviraí é a quinta cidade com mais números de casos confirmados, são 5.491 registros e 126 mortes.

Nos siga no Google Notícias