ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Dois brasileiros ligados ao PCC são presos em Pedro Juan Caballero

Claudinei Predebon, natural de Fátima do Sul, e Cícero Fernando de Lima Almeida, de SP, foram flagrados com armas e munições

Helio de Freitas, de Dourados | 01/06/2017 10:06
Policiais paraguaios durante operação hoje em Pedro Juan Caballero (Foto: Divulgação)
Policiais paraguaios durante operação hoje em Pedro Juan Caballero (Foto: Divulgação)

Dois brasileiros, um deles natural de Fátima do Sul (MS), foram presos nesta quinta-feira (1º) em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande. As prisões foram feitas por uma força-tarefa envolvendo agentes de um grupo de elite da Polícia Nacional, da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) e o Ministério Público paraguaio.

Claudinei Predebon, 32, que nasceu em Fátima do Sul, e Cícero Fernando de Lima Almeida, 27, natural de São Paulo, são apontados como membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) e acusados de vários crimes na fronteira.

Os mandados de busca, cumpridos em duas residências localizadas nas ruas Cerro Leon e Ytororo, foram expedidos no dia 23 de maio pela juíza penal de garantias de Assunção, Lici Maria Teresita Sanchez.

O promotor Hugo Volpe, da unidade especializada de luta contra o narcotráfico no Departamento de Amambay acompanha as buscas, que ainda não foram concluídas.

Mulheres e drogas – Conforme o relatório das buscas, os brasileiros estavam acompanhados de duas mulheres quando os policiais chegaram ao endereço onde os dois estavam refugiados, às 6h de hoje.

Na casa os policiais encontraram pequena quantidade de cocaína, 16 telefones celulares, uma caminhonete Mitsubishi Triton, duas pistolas calibre 9 milímetros marca Glock, de fabricação austríaca, cinco carregadores com capacidade para 17 disparos cada um, um carregador maior, com 30 cartuchos, 67 projéteis 9 mm, 20 cartuchos de fuzil calibre 5.56, 18 cartuchos calibre 357 e quatro caixas vazias de pistolas Glock.

Os policiais apreenderam também uma mochila tática e um cinturão tático, usados para transporte de armas e explosivos. O promotor Hugo Volpe solicitou apoio da Polícia Civil brasileira para identificar os dois brasileiros.

Claudinei (à esquerda) e Cícero, presos no Paraguai (Foto: Divulgação)
Claudinei (à esquerda) e Cícero, presos no Paraguai (Foto: Divulgação)

Outra operação – Essa é a segunda ação da polícia paraguaia contra o PCC nesta semana. Na segunda e terça-feira, a Senad fez uma grande operação em Pedro Juan e Bella Vista Norte, onde prendeu dois narcopilotos, apreendeu 513 quilos de cocaína e um avião usado para trazer a droga da Bolívia.

Segundo a Senad, a facção brasileira operava 20 voos por mês usando a rota descoberta nesta semana e tinha capacidade de transportar até cinco toneladas de cocaína, distribuída no Brasil e enviada para a Europa.

Além do PCC, apontado pelo Paraguai como a principal organização criminosa em atuação no país vizinho, as investigações apoiadas pelos Estados Unidos chegaram também ao brasileiro Jarvis Chimenes Pavão, sócio da facção criminosa e que atualmente cumpre pena por lavagem de dinheiro em Assunção.

As equipes da Senad estiveram em uma das fazendas de Pavão, a “Quatro Filhos”, localizada em Yby Yaú, no departamento de Concepción, onde o brasileiro tinha sido preso, em 2008. A Senad não informou se foi feita apreensão na propriedade.

Nos siga no Google Notícias