ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Em Dourados, 48 bares devem ser investigados por descumprirem medidas sanitárias

Quatro já foram notificados pelo Ministério Público Estadual e são alvo de procedimento aberto hoje

Lucia Morel | 03/02/2021 15:20
Um dos locais, o Rainha da Sinuca, chegou a ser interditado, mas voltou a funcionar "na surdina". (Foto: Reprodução MPMS)
Um dos locais, o Rainha da Sinuca, chegou a ser interditado, mas voltou a funcionar "na surdina". (Foto: Reprodução MPMS)

Quatro bares e conveniências de Dourados, cidade a 233 Km de Campo Grande, estão sendo investigados pelo Ministério Público Estadual por reiterados descumprimentos a decretos municipais que visam o toque de recolher e a redução na aglomeração de pessoas.

A medida pode se estender a outros 48 estabelecimentos, também reincidentes no desrespeito às normativas, listados em arquivo da Guarda Municipal encaminhado à 10ª Promotoria de Justiça de Dourados. Em alguns casos, a reincidência chegou a seis vezes.

Os estabelecimentos alvo desrespeitaram as normativas e a própria Guarda Municipal – que fiscaliza os excessos – por pelo menos duas vezes e em alguns casos, os flagrantes de aglomeração ou funcionamento além do horário, entre agosto e dezembro do ano passado.

Guarda Municipal autuou repetidamente vários comércios. (Foto: Reprodução MPMS)
Guarda Municipal autuou repetidamente vários comércios. (Foto: Reprodução MPMS)

Conforme a promotora Rosalina Cruz Cavagnolli, que instaurou os procedimentos, a atitude frequente dos bares, “colocou em risco a saúde não só dos frequentadores do comércio, mas de toda a comunidade do município de Dourados/MS, bem como das comarcas limítrofes, em função do elevado potencial de transmissibilidade da doença (Covid-19)”.

Além disso, ressalta que os estabelecimentos agiram de modo leviano, irresponsável e egoísmo, já que conhecem “todos os esforços de toda a sociedade para conter o contágio das pessoas” e ainda que em Dourados, houve, no fim do ano passado, “um crescimento exponencial e incontrolável do número de pessoas infectadas, ocorrendo mortes diárias de pacientes da Covid-19”.

Os quatro estabelecimentos – Empório Universitário, Rainha da Sinuca, Bar Mattos e Mega Contêiner –, conforme informações do Ministério Público, já foram notificados do procedimento aberto que vai apurar o descumprimento das medidas sanitárias.

Nos siga no Google Notícias