ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Em Ponta Porã, agentes de saúde querem ver procedimentos nos salões de beleza

Paulo Nonato de Souza | 07/03/2017 10:24

A Vigilância Sanitária de Ponta Porã, distante 313 Km de Campo Grande, anunciou nesta terça-feira, 07, que fará uma operação de fiscalização nos salões de beleza da cidade. Durante os trabalhos, os agentes vão inspecionar os itens, as instalações e os procedimentos de cada estabelecimento.

Falta regulamentação para o setor, o que representa riscos para quem freqüenta os centros de estética, e por conta disso a grande preocupação da Vigilância Sanitária é com a esterilização e o descarte de instrumentos.

De acordo com nota divulgada pela prefeitura, os agentes de saúde estão orientando os proprietaries e funcionários dos estabelecimentos sobre como prestar serviceos com segurança para clients e profissionais que trabalham no setor.

Orientações – Entre as instruções que serão repassadas pelos agentes estão o uso de toalhas e lençóis devidamente lavados e trocados a cada cliente, lixas para unhas e pés, espátulas de madeira e lâminas não podem ser reutilizadas nem reprocessadas, alicates, pinças, afastadores e tesouras devem ser esterilizados após o uso, ceras para depilação devem ser fracionadas em porções suficientes para cada cliente, escovas e pentes devem ser limpos após o atendimento a cada cliente.

Cadeiras, armários, macas, colchões, travesseiros e almofadas devem ser revestidos de material impermeável, resistente, de fácil limpeza e desinfecção, mantidos em bom estado de conservação e higiene; Trabalhadores de salões de beleza devem receber equipamentos de proteção (óculos, máscaras, luvas e jalecos) de acordo com as funções exercidas.

Profissionais que realizam procedimentos com materiais perfurocortantes devem ser vacinados contra Hepatite B e tétano. Materiais perfurocortantes devem ser descartados após o uso. Todos os produtos devem estar dentro do prazo de validade, produtos químicos que forem submetidos a fracionamento e diluição devem ser acondicionados em recipientes devidamente identificados com etiqueta legível, que informe o nome do produto, a composição química, concentração, data de envase e validade e o nome do responsável pela manipulação e pelo fracionamento.

O fracionamento deve seguir as normas do fabricante. É vetada a reutilização de embalagens de produtos químicos. Equipamentos e instrumentos devem ser disponibilizados em quantidade suficiente para atender a demanda do estabelecimento, respeitando os prazos de limpeza, desinfecção e esterilização.

Além disso, produtos que devem ser mantidos sob refrigeração devem ser guardados em refrigeradores específicos com termômetro e registro diário de temperatura, não podendo dividir espaço com alimentos.

Nos siga no Google Notícias