ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Empresários aguardam bloqueio, mas Petrobras ainda não foi notificada

Priscilla Peres | 12/05/2015 16:14
Obra está parada há seis meses, com 82% concluída. (Foto: Perfil News/Arquivo)
Obra está parada há seis meses, com 82% concluída. (Foto: Perfil News/Arquivo)

Empresários que forneceram produtos e serviços para o Consórcio responsável pela construção da UFN 3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), aguardam ansiosos pelo pagamento da dívida de R$ 36 milhões. Na semana passada, a Justiça determinou o bloqueio do valor nas contas de duas empresas ou da Petrobras.

A juíza da Vara da Fazenda Pública de Três Lagoas - distante 338 km da Capital, levou em consideração que o município recebeu diversos investimentos da classe empresarial, para a instalação da fábrica. Diante disso, ela determinou o bloqueio de R$ 36 milhões das contas da Galvão Engenharia S/A, Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras e Sinopec Petroleum do Brasil LTDA, empresas que formavam o consórcio.

Acontece que há seis meses, quando a Petrobras rescindiu contrato com o consórcio alegando descumprimento, centenas de funcionários ficaram sem receber seus salários e rescisões. Na época, a Galvão e a Sinopec não tinham em caixa, valor suficiente para pagar a dívida e o montante foi bloqueado e pago pela Petrobras.

Desde então os empresários tentam receber a dívida que ficou, mas por se tratar de fornecedores a lei prevê que o valor deve ser pago pela contratante, ou seja, o consórcio. Porém, a Justiça de Três Lagoas considerou os fatos e decidiu que o montante poderá ser cobrado da estatal.

A ação foi feita pela FAEMS (Federação das Associações Empresariais de MS) e Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas. "O resultado pioneiro no Brasil foi conquistado porque temos uma federação forte e atuante. Governo do Estado, prefeitura e empresários associados e ACI se uniram em prol da causa e não mediram esforços para reerguer esse setor”, disse e presidente da ACI de Três Lagoas, Atílio D’Agosto.

Ao Campo Grande News, a Petrobras informou que ainda não foi intimada da decisão judicial. E que tão logo seja formalmente notificada, irá avaliará as medidas jurídicas cabíveis.

Nos siga no Google Notícias