ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Estudantes da UFMS protestam contra fechamento do curso de História

Paula Vitorino | 22/10/2011 15:26

Manifestação aconteceu em três cidades e pede que curso de História em Nova Andradina continue aberto

Acadêmicos protestaram contra fechamento do curso de História em Nova Andradina. (Foto: Vale do Ivinhem Agora)
Acadêmicos protestaram contra fechamento do curso de História em Nova Andradina. (Foto: Vale do Ivinhem Agora)

Acadêmicos do curso de História da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) protestaram na manhã deste sábado (22), simultaneamente, nos municípios de Nova Andradina, Batayporã e Ivinhema.

Com apitos, faixas e nariz de palhaço, vários acadêmicos foram para as ruas defender a permanência do curso no campus de Nova Andradina. Eles acusam a reitoria de “manobra pública por interesses particulares” para retirar o curso.

“A reitora está mentindo quando diz que vai trazer para Nova Andradina o curso de Arquitetura e Engenharia. Ela não está conseguindo nem manter direito o curso de História”, desabafa o acadêmico Samuel Macedo do 4ª semestre do curso de História.

Os acadêmicos também coletaram assinaturas em prol da permanência do curso. Durante a manifestação, os alunos das três cidades se comunicavam sobre as ações em cada local.

O protesto em Nova Andradina movimentou o centro da cidade, envolveu os transeuntes e também recebeu o apoio de um carro de som, que circulou pelas principais ruas.

O acadêmico do quarto semestre de História, Michel Gomes, diz que os estudantes estão revoltados com a manobra da reitora, pois o curso de História de Nova Andradina recebeu nota 4 do MEC (Ministério da Educação e Cultura), dentro de um conceito que vai de 0 à 5.

“Nosso curso é o único de Ciências Humanas aqui na região, com uma nota ótima. O mais qualificado da UFMS. Então, a gente não entende o porquê deste trabalho para destruir um curso de qualidade e que, em muito, vai ajudar a região”, disse.

De acordo com o site Vale do Ivinhema Agora, a reportagem procurou o diretor do Campus, professor Marcelino Andrade, e o questionou sobre esta iniciativa da reitoria. Ele disse ao jornal que não sabia de nada e que, se houvesse alguma decisão neste sentido, ela iria se concretizar.

O curso de História está instalado no Campus de Nova Andradina, município com uma população de pouco mais de 46 mil habitantes. O campus recebeu os cursos de História e Geografia como uma das grandes conquistas para a região na área da educação. Poucos anos depois, o curso de Geografia está praticamente extinto no campus e o de História seriamente ameaçado. (Com informações do site Vale do Ivinhema Agora)

Nos siga no Google Notícias