A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

08/12/2015 10:19

Fronteira com o Paraguai comemora Dia de Imaculada Conceição

No Paraguai, santa é chamada de Virgem de Caacupé e procissão atrai multidão ao santuário, que recebeu visita do papa em julho

Helio de Freitas, de Dourados
Celebração ontem à noite em Pedro Juan Caballero (Foto: Leo Veras)Celebração ontem à noite em Pedro Juan Caballero (Foto: Leo Veras)
Imagem da Imaculada Conceição, padroeira de Dourados (Foto: Eliel Oliveira)Imagem da Imaculada Conceição, padroeira de Dourados (Foto: Eliel Oliveira)

A fronteira do Brasil com o Paraguai comemora nesta terça-feira (8) o Dia de Imaculada Conceição. No país vizinho, onde a maior parte da população é católica, a santa é chamada de Virgem de Caacupé. Em todas as regiões daquele país há comemorações hoje, principalmente no Santuário de Caacupé, uma pequena cidade nos arredores da capital, Assunção.

Em Mato Grosso do Sul, nesta terça também é feriado em Porto Murtinho, a 431 km de Campo Grande, e em Dourados, a 233 km da Capital, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, onde a programação da igreja católica para marcar a data começou em novembro e termina à noite com missa solene às 18h, procissão luminosa e coroação da imagem.

A imagem da padroeira, que segundo relatos históricos foi doada ao povoado de Dourados pela França, em 1925, fica na Catedral Imaculada Conceição, a principal igreja católica da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Centenas de pessoas são esperadas para a missa e procissão na noite desta terça. A missa será celebrada pelo pároco da catedral, padre Crispim, já que o novo bispo da diocese, Henrique Aparecido Lima, só toma posse em janeiro. O bispo Redovino Rizzardo está internado para tratamento contra o câncer.

Paraguai – Hoje também é feriado nacional do Paraguai, país vizinho a Mato Grosso do Sul e com forte ligação com as cidades sul-mato-grossenses por causa dos imigrantes e descendentes de paraguaios que moram no Estado.

No Paraguai, a santa Imaculada Conceição é chamada de Virgem de Caacupé. Em Pedro Juan Caballero, na divisa com Ponta Porã, as comemorações pelo Dia da Padroeira começaram nesta segunda-feira e seguem até à meia-noite de hoje.

A maior movimentação de fieis ocorre no Santuário de Caacupé, que em julho deste ano recebeu a visita do Papa Francisco. De acordo com o jornal ABC Color, milhares de devotos da santa seguem hoje para o santuário, provocando caos no trânsito da capital paraguaia.

Missa no Santuário de Caacupé, nesta quarta-feira (Foto: ABC Color)Missa no Santuário de Caacupé, nesta quarta-feira (Foto: ABC Color)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions