ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Governo decreta situação de emergência em 14 municípios afetados pelas chuvas

Caroline Maldonado | 03/12/2015 19:03
Estradas ficaram intransitáveis no interior do Estado (Foto: Divulgação/Cedec)
Estradas ficaram intransitáveis no interior do Estado (Foto: Divulgação/Cedec)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou na tarde de hoje (3) decreto que reconhece situação de emergência em 14 municípios atingidos pelas chuvas, nas últimas semanas. A decisão será publicada amanhã no DOE (Diário Oficial do Estado) para que as cidades possam receber recurso do Governo Federal para reconstrução de obras danificadas.

O decreto abrange Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado.

Nesses municípios, pontes, rodovias, galerias e dutos foram destruídos ou danificados parcialmente. Em Mundo Novo também houve estragos, mas a prefeitura ainda não decretou situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, ficaram danificadas 24 pontes e 43 foram destruídas. 

O Governo do Estado tem 10 dias após a publicação do decreto para entregar à Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil) um requerimento pedindo o reconhecimento federal na situação de emergência dos municípios. Com isso, o Estado informa o valor necessário para reverter a situação.

Ontem (2), a Defesa Civil se reuniu com prefeitos para levantar informações sobre os estragos. “Com os dados dos municípios, iremos fazer o levantamento geral dos estragos para encaminhar ao Governo Federal”, explicou o coordenador adjunto da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), tenente-coronel Adriano Rampazo.

Conforme o Governo do Estado, não há prazo estipulado para que a Secretaria Nacional avalie o possível reconhecimento da situação de emergência para encaminhamento de verba federal a Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias