ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Indígenas se reúnem para questionar reintegração de posse em fazendas

Lideranças alegam não terem recebido pedido de reintegração de posse e afirmam que não vão sair da terra.

Mirian Machado | 21/02/2018 13:32
Lideranças indígenas se reuniram com vice-coordenador da Funai (Direto das Ruas)
Lideranças indígenas se reuniram com vice-coordenador da Funai (Direto das Ruas)

Dezenas de indígenas se reuniram nesta quarta-feira (21) no prédio da Funai (Fundação Nacional do Índio) para cobrar explicações sobre um pedido de reintegração de posse das fazendas Capão de Arara e Água Branca em Aquidauana, a 135 km de Campo Grande. Eles alegam que o documento com o pedido é do dia 2 de fevereiro, mas não receberam a notificação. Nas duas fazendas moram cerca de 40 famílias.

De acordo com o ex-cacique Maurílio Pacheco, os moradores só ficaram sabendo do pedido na sexta-feira (16) quando na ocasião o capitão de uma da colônia esteve na Funai e foi comunicado. “Se a reintegração fosse na segunda-feira ia ter pego todos nós de surpresa”, reclamou. “A gente precisa do processo para termos argumento, saber que alegação a fazenda está fazendo contra nós”, questiona.

Pacheco ainda alega que no documento, o qual só teve acesso no inicio da semana, o argumento é de que não houve reintegração de posse desde 2016 e que a área pertence a uma pessoa que vive em São Paulo. “Nós já tínhamos conversado com a esposa dele. Ela conversou com o coordenador da Funai, concordamos como liderança. O que é nosso a gente quer, o que é dela é dela. Nós ficamos surpresos com esse pedido, já que estava tudo acordado”.

Pacheco explica que precisam da terra para sustentar as cerca de 40 famílias na região (Foto: Marcos Ermínio)
Pacheco explica que precisam da terra para sustentar as cerca de 40 famílias na região (Foto: Marcos Ermínio)

A liderança ainda afirma a área é de cerca de 7,2 mil hectares, mas apenas 6,4 mil são usados. “Se fizer as contas não dá um hectare para cada família. Não tem emprego para a gente. Nós dependemos da lavoura para sustentar nossa família. Lá tem muitas crianças e idosos. A verdade é que estamos esquecidos tanto pelo município quanto pelo Estado”, disse.

O grupo ainda deve se reunir com representantes do Judiciário na tarde desta quarta-feira para tentar uma negociação. “Os fazendeiros alegam que lá não é terra indígena, sendo que isso foi comprovado por pesquisadores e antropólogos. Estamos preparados para a guerra, não vamos arriar”, concluiu.

Segundo Paulo Rios, coordenador da Funai, que está em viagem à Brasília, nem a própria Funai ficou sabendo dessa decisão. “Isso é jurídico. Nós só ficamos sabendo quando há uma decisão judicial, ninguém é informado antes. Não existe essa questão de avisar. Nós só ficamos sabendo dessas coisas tudo em cima do prazo, quando as decisões já foram tomadas e não quando ainda será decidido”, explicou.

Nos siga no Google Notícias