A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

22/02/2016 09:46

Índios desaldeados invadem área particular ao lado de reserva

Barracos começaram a ser montados ontem em área ao lado de residencial de classe média na região norte de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados
Índios montam barraca em área ocupada ontem em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)Índios montam barraca em área ocupada ontem em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)

Grupo de pelo menos 40 índios invadiu no final de semana uma área particular em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O terreno fica nos fundos do residencial Monte Carlo, bairro de classe média na região norte da cidade.

A invasão começou no sábado e ontem mais famílias chegaram ao local e começaram a montar os barracos. A área fica entre o Monte Carlo e o anel viário, a poucos quilômetros da reserva indígena. O proprietário de um dos terrenos teria ido ao local para conversar com os índios, mas a situação ficou tensa e ele chegou a ser ameaçado de agressão.

Sílvio de Leon, um dos líderes da aldeia Jaguapiru, disse ao Campo Grande News que os índios que ocuparam a área particular são desaldeados, ou seja, não moram em nenhuma reserva. Segundo ele, o grupo estava acampado próximo ao Boqueirão, na margem do anel viário. “Não são moradores da Jaguapiru, eles têm outra liderança”, afirmou.

Até esta manhã o proprietário não tinha procurado a polícia para registrar boletim de ocorrência sobre a invasão. A reserva de Dourados, formada pelas aldeias Bororó e Jaguapiru, tem pelo menos 15 mil habitantes, das etnias guarani-kaiowá e terena.

Área ocupada por índios fica próxima a residencial de classe média (Foto: Eliel Oliveira)Área ocupada por índios fica próxima a residencial de classe média (Foto: Eliel Oliveira)


Por que não ficamos mais surpresos? Será porque invasão indígena em área particular já se comprovou ser uma tática de sucesso? Por que não continuar?
 
monica em 22/02/2016 15:29:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions