ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Juíza pede parecer do Ibama sobre retirada de jacarés da Lagoa Maior

Adriano Fernandes | 26/06/2018 22:51
De acordo com levantamento da Secretaria do Meio Ambiente, existem três jacarés adultos com mais de dois metros de comprimento e nove de porte médio habitando a Lagoa. (Foto: JP News)
De acordo com levantamento da Secretaria do Meio Ambiente, existem três jacarés adultos com mais de dois metros de comprimento e nove de porte médio habitando a Lagoa. (Foto: JP News)

A juíza da Vara da Fazenda e Registros Públicos de Três Lagoas – cidade a 338 quilômetros de Campo Grande -, Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, solicitou parecer do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) à respeito da retirada dos jacarés da Lagoa Maior.

A medida decorre de ação civil pública do promotor de Justiça do município, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, que pede a retirada de todos os jacarés da Lagoa Maior. No último dia 30 de maio um cachorro foi comido por um dos répteis da lagoa. A situação até foi gravada por morador.

Desde então, a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio) emitiu alerta sobre os riscos de ataques e confirmou a existência de 12 jacarés no ponto turístico. De acordo com levantamento da Secretaria do Meio Ambiente, existem três jacarés adultos com mais de dois metros de comprimento e nove de porte médio habitando a Lagoa. 

No ano passado, por medidas de segurança e cuidado com os animais, a Secretaria retirou três jacarés grandes da espécie do papo- amarelo da Lagoa, e levou para uma área de reserva da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), em Brasilândia. 

Conforme o JPNews, em resposta ao ofício encaminhado pela Justiça, a Prefeitura de Três Lagoas informou que a Lagoa Maior é o habitat dos jacarés, sem contar que, a retirada dos animais do local, segundo a administração municipal, provocaria o desiquilíbrio da cadeia alimentar e do meio ambiente.

Nos siga no Google Notícias