ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Lutador é solto e madrasta condenada a 17 anos de prisão por matar enteado

Julgamento durou 15h e teve até oração para Joel Rodrigo Ávalo, pai da criança e que será liberado amanhã (11) da prisão

Adriano Fernandes e Helio de Freitas | 10/03/2020 23:45
Jéssica Leite Ribeiro e o esposo Joel Rodrigo Ávalo dos Santos. (Foto: Direto das Ruas)
Jéssica Leite Ribeiro e o esposo Joel Rodrigo Ávalo dos Santos. (Foto: Direto das Ruas)

Após 15 horas, o Tribunal do Júri em Dourados condenou Jéssica Leite Ribeiro, de 24 anos, a 17 anos e cinco meses de prisão pela morte do enteado, o bebê Rodrigo Moura Santos, e colocou em liberdade Joel Rodrigo Ávalo dos Santos, de 28 anos, pai da criança. 

Os jurados foram a favor da tese adotada pelo Ministério Público e responsabilizaram a jovem por homicídio doloso por meio cruel, com o agravante de ter sido cometido contra a uma vítima menor de 14 anos de idade. O pequeno Rodrigo, que na época do crime tinha 1 ano e meio, estava sob os cuidados da madrasta quando morreu, na manhã de 16 de agosto de 2018.

Familiares de Joel fazendo oração em frente ao fórum. (Foto: Adilson Domingos)
Familiares de Joel fazendo oração em frente ao fórum. (Foto: Adilson Domingos)

Ele foi atendido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com hematomas na cabeça, trauma no tórax e laceração no fígado. Uma semana após a morte, Jéssica confessou que a criança chorava muito naquele dia e por isso apertou “com força” a barriga dele, primeiro com as mãos e depois com os joelhos, por acreditar que ele estava com “prisão de ventre”.

Ela também confessou ter pisado “sem querer” nas costelas do menino quando se levantou da cama e disse ter apertado o pescoço de Rodrigo na tentativa de reanimá-lo.

Já o pai da criança foi condenado a 1 ano e 15 dias de prisão por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, omissão e negligência, pois deixava a criança aos cuidados da mulher, mesmo sabendo das agressões. Como ele já está preso há 1 ano e 6 meses, o entendimento dos jurados foi de que a pena já foi cumprida então ele será colocado em liberdade. Durante a pausa para a votação dos jurados, nesta noite a família de Joel se reuniu em frente ao fórum onde estava ocorrendo a sessão para fazer uma oração.

Assista a entrevista com o promotor do caso Luiz Eduardo de Sant’Anna Pinheiro, que atuou no julgamento.

Joel aguardou o julgamento preso na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), mas será liberado na manhã desta quarta-feira (11). Ao final da audiência os advogados do lutador, Renan Pompeu e Vítor Cáceres confirmaram que o alvará de soltura já foi expedido.

Jéssica foi defendida pelo advogado Osmar Blanco, mas ele evitou falar com a reportagem. As imagens são de Adilson Domingos.

Assista a entrevista com os advogados Renan Pompeu e Vítor Cáceres.

Agressões e morte - O bebê morreu na casa onde Joel morava com Jessica, na Rua Presidente Kennedy, no Jardim Márcia, região leste de Dourados. A mãe da criança tinha a guarda do filho, mas havia deixado Rodrigo com o pai.

Além dos hematomas na cabeça, constatados por socorristas do Samu (Serviço Móvel de Urgência), a criança teve trauma no tórax e laceração no fígado, que comprovaram as agressões. A causa da morte foi choque hemorrágico provocado por agressão externa. 

Nos siga no Google Notícias