ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Maior hospital de urgência do interior fica sem médico no fim de semana

Comunicado foi feito pelo gerente do Hospital da Vida, mas interventora nega e diz que ofício foi enviado sem seu conhecimento

Helio de Freitas, de Dourados | 19/07/2019 10:21
Hospital da Vida é administrado por fundação que está sob intervenção há um mês (Foto: A. Frota/Divulgação)
Hospital da Vida é administrado por fundação que está sob intervenção há um mês (Foto: A. Frota/Divulgação)

O maior hospital público de urgência e emergência do interior de Mato Grosso do Sul, vai ficar sem médico plantonista nos dias 20 e 21 deste mês, sábado e domingo. Localizado em Dourados, a 233 km de Campo Grande, o Hospital da Vida é referência para outros 33 municípios. É administrado pela Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), que desde o dia 13 de junho deste ano está sob intervenção da prefeitura.

A falta de médico plantonista no fim de semana foi informada ontem (18) pelo gerente do hospital Thiago Shindi Silva Tanaka à coordenada da intervenção Maria Izabel de Aguiar, ao diretor-técnico da Funsaud Rodrigo Aparecido Bezerra da Silva e aos diretores técnico e médico do hospital, Majid Ghadie e Raul Espinosa.

“Comunico a falta de médico plantonista para esse fim de semana, dia 20 e 21/07/2019, sábado e domingo, conforme escala média em anexo”, diz o gerente no ofício ao qual o Campo Grande News teve acesso.

Em crise financeira há pelo menos dois anos, a Funsaud enfrenta constantes dificuldades para pagar fornecedores e profissionais de medicina que trabalham no hospital. Em junho, a empresa dona dos 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ameaçou parar de receber pacientes. O serviço foi mantido por liminar da Justiça.

Ainda no mês passado, para tentar evitar colapso no atendimento de saúde a 800 mil pacientes de Dourados e da região, a prefeita Délia Razuk (PL) decretou intervenção na fundação, que também administra a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Como interventora, foi nomeada a secretária municipal de Saúde Berenice de Oliveira Machado de Souza e como coordenadora geral da intervenção a consultora em gestão de saúde Maria Izabel de Aguiar.

Interventora nega - A secretária e interventora da Funsaud Berenice Machado de Souza disse que a informação “não procede”. Segundo ela, a Comunicação Interna foi enviada sem seu conhecimento. “Estamos com nova equipe de plantonistas”, garantiu.

Ofício enviado pelo gerente do Hospital da Vida informando a falta de médico plantonista no fim de semana (Foto: Reprodução)
Ofício enviado pelo gerente do Hospital da Vida informando a falta de médico plantonista no fim de semana (Foto: Reprodução)
Nos siga no Google Notícias