ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Mesmo com habeas corpus, Paraguai decide extraditar Jarvis Pavão amanhã

Helio de Freitas, de Dourados | 27/12/2017 14:42
Narcotraficante brasileiro Jarvis Pavão chora durante entrevista, ano passado (Foto: ABC Color)
Narcotraficante brasileiro Jarvis Pavão chora durante entrevista, ano passado (Foto: ABC Color)

Mesmo com o habeas corpus genérico concedido ontem (26) por um juiz de primeira instância, o Paraguai manteve a decisão de extraditar amanhã o narcotraficante sul-mato-grossense Jarvis Gimenes Pavão para que ele cumpra a pena de 17 anos de reclusão por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa em Balneário Camboriú (SC).

Em Santa Catarina, Pavão era conhecido como “o barão da droga” antes de se refugiar no Paraguai. Ele também responde a processos por tráfico internacional no Rio Grande do Sul.

Pavão conclui hoje a pena de oito anos por tráfico à qual foi condenado no Paraguai após ser preso em janeiro de 2010, em sua fazenda, perto da fronteira com Mato Grosso do Sul.

Ontem, o juiz Crescencio Ocampos concedeu habeas corpus solicitado pelos advogados de Pavão e suspendeu a extradição até o julgamento final do caso pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Extradição mantida – Entretanto, nesta quarta-feira a Corte Suprema do Paraguai decidiu que o habeas corpus de Ocampos introduz "elementos estranhos" ao caso, por não atender a um dos três tipos de habeas corpus estipulados pela Constituição Nacional. Também determinou uma auditoria para investigar o magistrado.

Com isso, o tribunal decidiu que Jarvis Pavão será extraditado amanhã, respeitando a decisão anterior, assinada pela juíza Lici Sánchez e ratificada pela própria Corte.

Para conceder o habeas corpus, Ocampos argumentou o suposto perigo que Pavão corre de ser executado quando for extraditado para o Brasil. Para a Corte, qualquer magistrado paraguaio está proibido de emitir supostas condições de ameaças à segurança ou à vida de qualquer pessoa em outro país.

A Corte Suprema se manifestou após receber ofício do comissário Javier Sosa Fleitas, chefe do grupo especializado da Polícia Nacional onde Pavão está preso em Assunção, comunicando que a extradição não seria feita, em decorrência do habeas corpus assinado por Ocampos.

Pelo menos até agora, está certo que Pavão será entregue oficialmente amanhã às autoridades brasileiras, para ser levado a um presídio do Brasil, ainda não revelado. A operação está sendo preparada para a transferência, mas o local e o horário não serão revelados por medida de segurança.

O presidente do conselho de magistrados do Paraguai, Christian Kriskovich, pediu a Crescencio Ocampos as cópias de todos os documentos relacionados ao habeas corpus e Ministério Público iniciou uma investigação por prevaricação contra ele.

Nos siga no Google Notícias