ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Mesmo com "Lei Seca", justiça autoriza venda de bebidas alcoólicas em mercado

"Lei Seca" em Naviraí vale enquanto durar o decreto estadual com medidas mais rígidas de isolamento em MS

Adriano Fernandes | 31/03/2021 23:58
Copo de sendo cheio com cerveja. (Foto: Kísie Ainoã)
Copo de sendo cheio com cerveja. (Foto: Kísie Ainoã)

A justiça autorizou que um supermercado em Naviraí venda bebidas alcoólicas, mesmo antes do fim da validade do Decreto Municipal que proibiu a prática, sob a justificativa de que o consumo de bebidas com teor alcoólico ocorre geralmente em aglomerações, aumentando o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Na decisão, o desembargador Marco André Nogueira Hanson também determinou que a prefeitura pare de praticar qualquer ato que consista na "suspensão do direito", desde que observados os demais protocolos sanitários.

A "Lei Seca" imposta pela prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos (PSDB) foi publicada na última sexta-feira (26), quando também entrou em vigor o Decreto Estadual que endureceu o toque de recolher em todo o Estado.

O estabelecimento alegou na justiça que a proibição é "arbitrária, sem nenhum estudo técnico e sem comprovação de que o consumo de bebida alcoólica agrava ou prolifera a covid-19" e também ressaltou que o consumo no interior de lojas, bares e similares já estava vedado pelo Decreto Estadual.

Ao deferir o pedido, o magistrado esclareceu que estão presentes o fundamento relevante do pedido. Conforme Marco André, não se verifica correlação entre a proliferação do contágio do coronavírus e a vedação para a comercialização de bebidas alcoólicas por estabelecimento que, diante de sua essencialidade, está em pleno funcionamento.

“A emergência internacional reconhecida pela pandemia, não implica, tampouco autoriza, a outorga de discricionariedade sem controle ou sem contrapesos típicos do Estado Democrático de Direito. A emergência, por mais grave que seja, não traduz incompatibilidade entre liberdade e saúde pública”, completou. O desembargador também cobrou uma melhor fiscalização sobre o cumprimento das medidas de biossegurança nos estabelecimentos da cidade.

“Por se tratar de rede de supermercados varejista e atacadista, a empresa está inserida entre os estabelecimentos de serviço essencial e possui autorização para funcionamento. Ressalte-se que sequer haveria a necessidade dessa questão ser trazida ao Judiciário se, com um simples ato do gestor, exercido por meio do poder de polícia, fosse promovida a eficaz fiscalização a impedir aglomerações para a garantia da saúde pública”, concluiu o Des. Marco André Nogueira Hanson.

Lei Seca - O consumo e até mesmo a venda de bebidas alcoólicas em Naviraí está proibido até o próximo dia 04 de abril. Por outro lado, o delivery de alimentos e produtos farmacêuticos está autorizado até meia noite na cidade, bem como o funcionamento de outros empresas que prestam serviços essenciais.


Nos siga no Google Notícias