ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Militar do Exército diz que foi torturado por PMs para confessar roubo de aviões

Rapaz contou que policiais o bateram até perder a consciência e depois o deixaram na casa dos pais

Mirian Machado e Geisy Garnes | 08/09/2021 14:08
Uma das aeronaves roubadas na madrugada desta segunda-feira. (Foto: Direto das Ruas)
Uma das aeronaves roubadas na madrugada desta segunda-feira. (Foto: Direto das Ruas)

Felipe Batista de Carvalho, de 18 anos, militar do Exército, em Anastácio, acusa policiais militares da Força Tática e do Batalhão de Choque de agredi-lo para que confessasse participação e detalhes do roubo de 3 aeronaves, ocorrido na última segunda-feira (6), no Aeroclube de Aquidauana, município distante 135 quilômetros de Campo Grande.

Felipe registrou um boletim de ocorrência no dia seguinte à agressão. Ele contou na delegacia que, por volta das 16h da segunda-feira, estava na casa de Róger Breno Wirmond dos Santos, um dos presos por participação no assalto, quando ao menos sete policiais entraram na residência e saíram de lá com o colega.

Em seguida, começaram a interrogá-lo sobre o roubo e quando dizia que não sabia de nada, segundo relatado, foi agredido com tapas no rosto, socos na barriga e um mata-leão. Contou ainda que foi sufocado e um dos policiais o bateu no rosto com uma faca. Pouco tempo depois, teria sido colocado no camburão com os olhos vendados e levado a uma estrada vicinal, onde novamente foi agredido com socos na cabeça e mais um mata-leão, que o fez desmaiar.

Quando recobrou a consciência, os policiais teriam visto que ele não tinha envolvimento e o deixaram na casa de seus pais. Ainda segundo o relato do jovem, por causa das agressões, possui hematomas nos olhos até hoje.

Cristhopher e Roger, suspeitos de participação no roubo, foram presos no mesmo dia. (Foto: Reprodução/JornalNotíciasdoEstado)
Cristhopher e Roger, suspeitos de participação no roubo, foram presos no mesmo dia. (Foto: Reprodução/JornalNotíciasdoEstado)

Felipe ainda foi intimado como testemunha do roubo das aeronaves. Na ocasião, ele contou que conhece Cristhopher Cristaldo Rocha, de 20 anos, há dois meses e que conhece Lázaro e Róger, porém, não tem afinidade com eles.

Mesmo assim, admitiu que sabia da negociação de armas pelo amigo. Cristhopher contou a ele que, cinco dias antes do crime, foi contratado por um homem chamado Lázaro para adquirir quatro armas de fogo, duas pistolas e dois revolveres e que receberia R$ 2 mil por cada arma.

No dia 4, dois dias antes do roubo, Felipe, Róger e Cristhopher estavam em uma boate, quando teria dito que a compra das armas não tinha dado certo. O rapaz contou à polícia que Cristhopher havia mostrado vídeos gravados em seu celular, onde apareciam Lázaro com dois bolivianos e outras pessoas, aparentemente, de origem colombiana.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar sobre a acusação de agressão e aguarda o retorno.

Crime - Foram levados um avião Bonanza Modelo V35B (matrícula PT-ING) e dois Cessna Modelo 182 (matrículas PT-KDI e PT-DST). Conforme apurado pela reportagem com base no Registro Aeronáutico Brasileiro, a primeira aeronave pertence a Zelito Alves Ribeiro, irmão do prefeito de Aquidauana, Odilon Ferraz Alves Ribeiro (PSDB). O segundo avião, com matrícula PT-KDI, está em nome da empresária Liliane Paschoaletto Trindade.

A terceira aeronave pertence ao cantor Almir Sater. A investigação é feita pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), Delegacia Regional de Aquidauana e Primeira Delegacia de Polícia Civil do município.

Prisão - Suspeito de fornecer armas para roubo, Cristhopher Cristaldo Rocha, de 20 anos, foi preso horas depois, em Anastácio, cidade vizinha à Aquidauana. Ele tem condenação por tráfico de drogas. Na ocasião, também foi detido Róger Breno Wirmond dos Santos, de 22 anos, conhecido como “Zóio”. Laudelino Ferreira Vieira, 43 anos, o Lino, apontado como mentor intelectual do roubo, teve a prisão preventiva decretada. Lino fugiu de forma misteriosa, em junho deste ano, do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho e até agora não foi encontrado.

Nos siga no Google Notícias