ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Missão conjunta irá apurar violações de direitos humanos com índios de MS

Delegação visitará aldeias para verificar denúncias de mortes e ameaças contra as comunidades indígenas

Fernanda Yafusso | 05/12/2016 19:35
Deputado Padre João (PT-MG) durante velório do agente de saúde Clodiode em Caarapó (Foto: Hélio de Freitas)
Deputado Padre João (PT-MG) durante velório do agente de saúde Clodiode em Caarapó (Foto: Hélio de Freitas)

Entre hoje (5) e quarta-feira (7) um grupo formado por integrantes do CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias) da Câmara dos Deputados e do Parlamento Europeu, participam de uma missão conjunta ao Estado para apurar violações de Direitos Humanos aos Guarani e Kaiowá.

O objetivo dessa missão é conversar com lideranças e visitar aldeias do povo Guarani-Kaiowá para verificar denúncias de mortes, ameaças e ataques contra as comunidades indígenas.

A delegação composta por integrantes dos dois grupos, chega nesta segunda-feira às 21 horas em Dourados, distante 233 km de Campo Grande.

Amanhã (6), às 8 horas, será realizada uma visita à aldeia Kunumi Verá em Caarapó, onde ocorreu em junho deste ano o confronto entre índios e fazendeiros, e que resultou na morte do agente de saúde Clodiode de Souza.

Além da aldeia Kunumi Verá, a delegação também visitará a aldeia Guayviry e Aty Guasu, onde será realizada uma assembleia.

Eles permanecerão até quarta-feira (7) em Mato Grosso do Sul para realizarem reuniões com integrantes dos movimentos sociais e do MPF (Ministério Público Federal) de MS e com deputados estaduais e o governador Reinaldo Azambuja, prevista para às 16 horas. 

Em novembro deste ano, o extermínio de indígenas no Brasil foi tema de debate no Parlamento Europeu e uma resolução condenando atos de violência contra os Guarani-Kaiowá foi aprovado.

Além disso, o parlamento apelou às autoridades brasileiras para que tomem medidas imediatas de resguardo dos direitos humanos dos indígenas. E um pedido de elaboração de um plano de trabalho que priorize a demarcação de territórios reivindicados pelos Guarani-Kaiowá, também foi solicitado pelos eurodeputados.

Nos siga no Google Notícias