ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

MP investiga irregularidade no preparo de alimentos servidos a pacientes

Alvo da investigação é a Marmitaria Comadre Maria, contratada pela Funsaud para fornecer alimentos a pacientes de hospital e da UPA

Helio de Freitas, de Dourados | 20/02/2019 17:25
Policiais federais chegam à Secretaria de Saúde no dia 12, em operação que mirou esquema com outra marmitaria (Foto: Adilson Domingos)
Policiais federais chegam à Secretaria de Saúde no dia 12, em operação que mirou esquema com outra marmitaria (Foto: Adilson Domingos)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul está investigando indícios de irregularidades na empresa Marmitaria Comadre Maria, contratada para fornecer alimentos a pacientes do Hospital da Vida e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

No dia 12 deste mês, outra marmitaria que já forneceu alimentos para as mesmas unidades, a Marmiquente, foi alvo da Operação Purificação, deflagrada pela Polícia Federal. A empresa tinha contrato de R$ 1,8 milhão por ano com o município.

Mandados de busca também foram cumpridos na sede da Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados) e na Secretaria Municipal de Saúde. Ronaldo Gonzales Menezes, citado como representante legal da Marmiquente nas licitações, foi preso temporariamente.

Agora, o MP estadual está investigando uma série de inconformidades no processo de produção, transporte e armazenamento da alimentação produzida pela Marmitaria Comadre Maria.

As suspeitas de irregularidades foram constadas em inspeção requisitada pelo MP e feita pelo Conselho Regional de Nutricionistas e confirmadas pela Vigilância Sanitária do município.

Entre os problemas está um acesso da área onde são produzidos os alimentos ao lado de fora sem tela, o que permite a entrada de insetos e roedores, segundo o relatório do conselho.

Falta de controle de temperatura dos alimentos e até funcionários mexendo com a comida sem luvas foram outras situações verificadas.

Em resposta a notificações do MP, a empresa reconheceu a necessidade de mudanças para atender a Funsaud, disse que havia contratado uma nutricionista, mas pediu prazo de 90 dias para atender a todas as exigências.

Entretanto, segundo o promotor Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior, afirma que mesmo após vencido o prazo concedido para a empresa se adequar, a Funsaud constatou que a maioria dos problemas continua, principalmente em relação à parte de estrutura física.

A empresa e a Secretaria de Saúde de Dourados têm dez dias para se manifestarem ao MP sobre a investigação em andamento.

Nos siga no Google Notícias