ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

MP quer que município retome lockdown em no máximo 48 horas

Prefeito da cidade chegou a decretar medida severa, no último dia 13, mas voltou atrás dois dias depois após protestos

Liniker Ribeiro | 22/02/2021 16:35
Vista aérea de Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai (Foto: Edemir Rodrigues)
Vista aérea de Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai (Foto: Edemir Rodrigues)

Recomendação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul orienta que o município de Coronel Sapucaia, a 400 quilômetros da Capital, volte a decretar lockdown diante do aumento de casos do novo coronavírus, na cidade. Conforme publicação em Diário Oficial, nesta segunda-feira (22), o pedido voltado ao prefeito Rudi Paetzold (PMDB) indica prazo de 48 horas para que medidas mais severas voltem a ser adotadas.

No dia 13 de fevereiro, decreto municipal chegou a “fechar” a cidade, permitindo apenas o funcionamento de serviços essenciais, mas dois depois, o prefeito voltou atrás após protestos e manifestações até mesmo por parte da Câmara de Vereadores.

No documento, entre outras coisas, o MP alega situação crítica, no município, levando em consideração levantamento da SES (Secretaria Estadual de Saúde) com base no Prosseguir, programa que acompanha a evolução da covid-19, nos municípios de Mato Grosso do Sul. Conforme o balanço, a cidade é única do Estado que apresenta grau extremo da doença, representado pela cor cinza.

Nessa situação, a orientação é que apenas serviços essenciais funcionem, por isso, o Ministério Público elaborou o pedido de medidas mais restritivas.

No texto, o MP pede que o decreto n. 10, do dia 15 de fevereiro, seja revogado. A publicação suspendia a vigência, por exemplo, de toque de recolher severo. A instituição também recomenda que todas as decisões relacionadas a pandemia sejam submetidas à analise e deliberação do comitê municipal.

Atualmente, segundo boletim epidemiológico divulgado pela SES, na manhã desta segunda, Coronel Sapucaia apresenta 1.419 casos notificados da doença, 511 confirmados. A incidência é de 3.329 casos por 100 mil habitantes.

Nove óbitos foram registrados na cidade, o último confirmado hoje. A vítima foi um homem, de 72 anos, que possuía doença cardiovascular crônica e diabetes.

Segundo o Ministério Público, caso o município não considere a possibilidade no prazo estipulado, providências judiciais e extrajudiciais deverão ser adotadas para “garantir a prevalência das normas de proteção à vida e saúde”.

Nos siga no Google Notícias