A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

11/07/2016 11:26

MP recomenda debate público antes de prefeitura renovar contrato da Sanesul

Segundo promotor, é preciso garantir controle social em todas as etapas da renovação da concessão dos serviços de água e esgoto

Helio de Freitas, de Dourados

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo de Naviraí, cidade a 366 km de Campo Grande, recomendou que a prefeitura e a Câmara de Vereadores incluam a participação da população na definição dos critérios para renovação da concessão dos serviços de água e esgoto com a Sanesul.

Na recomendação, o promotor de Justiça Paulo da Graça Macedo Júnior cita a necessidade de resguardar os direitos da população “no tocante à regularidade e continuidade do fornecimento do serviço de saneamento básico, bem como o pagamento de tarifas adequadas, com a qualidade mínima necessária”.

Segundo o promotor, é preciso garantir o controle social em todas as etapas da renovação da concessão, “uma vez que, de acordo com indícios constatados nos trabalhos até então realizados, não estava sendo permitida a participação popular na definição de critérios do futuro contrato”.

Paulo da Graça Macedo Júnior disse que não foi necessário recomendar a interrupção ou suspensão dos procedimentos, mas apenas a adequação dos trabalhos às regras previstas na lei federal 11.445/2007, que define os mecanismos e procedimentos para garantir à sociedade a participação nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico.

O promotor solicitou que os vereadores e o prefeito Léo Matos (PSD) indiquem a entidade de regulação e fiscalização do contrato, apresentem estudo comprovando a viabilidade técnica e econômico-financeira da prestação dos serviços nos termos do plano de saneamento básico e façam audiência pública sobre o edital de licitação e sobre o contrato.

Também quer que o Executivo e o Legislativo exijam da concessionária os critérios, específicos para o município de Naviraí, sobre a manutenção do equilíbrio econômico financeiro do contrato.

Dourados – Em Dourados, a 233 km de Campo Grande, o projeto para renovação da concessão da Sanesul gerou polêmica no mês passado e a Câmara de Vereadores decidiu retirar a matéria da pauta após recomendação do Ministério Público.

A renovação, por até 30 anos, chegou a ser aprovada em primeira votação, mas só deve voltar a plenário após o recesso de julho.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions