ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

MPF aciona Justiça por outdoor com propaganda irregular de fungicida

Ricardo Campos Jr. | 15/11/2017 08:51

Propaganda de agrotóxico fixada em um outdoor em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, fez o MPF (Ministério Público Federal) mover uma ação contra as empresas responsáveis e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Desta última o órgão cobra a regulamentação das leis vigentes sobre a restrição desse tipo de divulgação.

O fungicida divulgado, Unizeb Gold, está classificado como medianamente tóxico (Classe III) e perigoso ao meio ambiente).

Segundo a Procuradoria, a peça desobedece a uma série de normas. No caso dos pesticidas, a publicidade deve ser restrita aos materiais dirigidos especificamente a produtores rurais, devendo ter ampla explicação sobre a aplicação.

Já o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária acrescenta que o anúncio de agrotóxico não pode omitir ou minimizar a toxicidade e a ação sobre o meio ambiente, apontando sempre os cuidados e indicações específicos, determinados pela autoridade competente”.

O outdoor, além disso, não tinha a relação de danos eventuais à saúde e ao meio ambiente com dizeres da mesma proporção e tamanho do produto anunciado, como manda o Decreto 2018/96.

A fabricante do produto, UPL do Brasil, contratou a agência Duas Propaganda e Promoção, com sede em Minas Gerais, para fazer a arte do anúncio, enquanto a paulista Agromídia foi a responsável pela escolha e locação dos pontos de divulgação e confecção das lonas para fixar a publicade. A MS Door, com sede em Dourados, foi quem instalou os materiais.

O MPF disse ainda que a UPL afirma no site dela que houve 97 inserções do outdoor em todo o país, sendo três em Dourados, dois em Chapadão do Sul, um em São Gabriel do Oeste, um em Corumbá, um em Ponta Porã e outro em Campo Grande.

A Procuradoria da República tentou fazer um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com a empresa, mas ela desconsiderou a proposta por entender que estava cumprindo todas as normas.

O processo pede o sequestro de bens de todas essas empresas a fim de garantir o valor mínimo para a reparação do dano moral coletivo e demais indenizações. O montante, se determinado pela Justiça, será destinado a projetos de pesquisa de impactos da utilização dos agrotóxicos na saúde humana e meio ambiente.

Nos siga no Google Notícias