ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Interior

MPF cobra providências urgentes para reparo de ponte no Rio Paraguai

Liana Feitosa | 01/09/2014 15:54
Colisão de barco paraguaio abriu fenda de 20 centímetros em ponte. (Foto: Diário Corumbaense)
Colisão de barco paraguaio abriu fenda de 20 centímetros em ponte. (Foto: Diário Corumbaense)

O MPF (Ministério Público Federal) divulgou uma nota em que explica que, desde 2011, cobra providências para evitar situações como o acidente fluvial ocorrido na semana passada, em Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande. Na ocasião, um pilar da ponte sobre o rio Paraguai foi atingido por um barco paraguaio e uma fenda de 20 centímetros foi aberta.

Entre as ações solicitadas pelo MPF está a reconstrução do dolphin, uma estrutura de proteção dos pilares da ponte que, em 2011, foi avariado após ser atingido por uma embarcação.

Na última sexta-feira (29), o Governo do Estado afirmou que, até hoje (01), seria decretado estado de emergência para conseguir a liberação de R$ 4 milhões do Governo Federal para a construção do dispositivo de proteção. A SEOP (Secretaria de Estado de Obras Públicas e de Transportes) foi procurada pelo Campo Grande News, mas ninguém atendeu as ligações da equipe. Foram procurados o secretário Edson Giroto e seu assessor direto. Já a equipe de assessoria de imprensa do órgão atendeu a equipe, mas afirmou que somente amanhã a secretaria terá acesso a informações atualizadas sobre o caso.

De acordo com a nota do MPF, foi solicitado tanto à Concessionária Porto Morrinho, que administra a ponte, quanto à SEOP, responsável pelo trecho em questão, que atuem em parceria para levantar, junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), a verba necessária para a reconstrução da estrutura de proteção em caráter de urgência.

Segundo a nota, após o acidente da semana passada, o procurador da república Yuri Corrêa da Luz contatou as autoridades competentes para "cobrar a adoção de providências imediatas que garantam a segurança dos usuários da ponte, e que impeçam que novos acidentes acabem por inviabilizar a locomoção daqueles que dela dependem."

Respostas - "A secretaria firmou o compromisso de enviar representante ainda essa semana a Brasília, para obter, junto ao DNIT, a verba necessária à reforma da referida estrutura de proteção", diz a nota do MPF.

A Concessionária Porto Morrinho, que também foi cobrada pelo MPF, se reuniu com o órgão na última quinta-feira (28). Na ocasião, informou que vai disponibilizar um sistema de contenção de danos e de segurança com procedimentos de “pare/siga” e de restrição temporária de fluxo de veículos no trecho.

Além disso, conforme a nota, se comprometeu a acionar o seguro contratado para casos de sinistros envolvendo embarcações. Desta forma, os danos causados à ponte poderão ser reparados o quanto antes e, assim, o tráfego no local poderá ser restabelecido.

Ainda conforme a nota, o MPF em Corumbá afirma que utilizará "todas as medidas legais pertinentes para que as providências supramencionadas sejam adotadas pelas autoridades competentes com a urgência e a atenção que a situação da ponte sobre o Rio Paraguai requer e merece", finaliza a explicação oficial.

Nos siga no Google Notícias