ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

“Não era uma festa”, garante família onde dois já morreram com covid-19

Membro da família diz que problema real foi o atraso no diagnóstico

Maressa Mendonça | 18/05/2020 16:08
André Cardamone Júnior, de 57 anos, e Marilda Reis, de 70 anos, morreram nos dias 13 e 17, respectivamente.
André Cardamone Júnior, de 57 anos, e Marilda Reis, de 70 anos, morreram nos dias 13 e 17, respectivamente.

Com duas mortes registradas na família em consequência do coronavírus, a técnica de enfermagem Márcia Dionísio dos Reis, de 34 anos, sai em defesa dos parentes e rebate criticas de que abusaram ao desrespeitar o isolamento social. “Não era uma festa”, garante sobre o encontro em que 13 pessoas acabaram infectadas. Ela é prima de André Cardamone Júnior, de 57 anos, e sobrinha de Marilda Reis, de 70 anos, que morreram nos dias 13 e 17, respectivamente.

Márcia conta que antes do almoço do feriado dia 1º de maio, o primo tinha se sentido mal e procurou auxílio em um posto de saúde de Brasilândia. Com diagnóstico de dengue, ele foi liberado e pouco depois participou do almoço onde ocorreram as infecções.

“Não teve festa nenhuma. A maioria morava na casa. É uma casa lotada já”, declara Márcia, demonstrando indignação. Ainda segundo ela, a tia não poderia ficar sozinha porque estava vivendo um quadro depressivo “Jogam a culpa toda na família sem saber direito o que ocorreu”.

Denúncias - Os detalhes que deveriam ser divulgados e explicados, segundo Márcia, são a falta do diagnóstico do coronavírus quando um dos primos procurou ajuda em um posto de saúde, além de alta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de alguns funcionários da unidade e até a liberação do primo em meio ao período de pandemia. “Já tinham que ter feito exame ali. Só fizeram quando ele começou a reclamar de falta de ar. Aí fizeram em toda a família”, diz.

Questionada se o almoço teria sido cancelado caso eles já tivessem o diagnóstico de corona e não de dengue, ela afirma que “sim, claro” e acredita que o resultado teria sido “totalmente diferente”.

Conforme o relato, na casa onde foi realizado moram 6 pessoas as outras apenas passaram por lá. Márcia estava em Campo Grande quando o encontro ocorreu e por esse motivo não participou.

A técnica de enfermagem rebate a ideia de “negacionistas”,  como foram chamados pelo Secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, e diz que todos haviam sido orientados sobre a doença, inclusive por ela. “Sou da área da Saúde. Tinha enviado no grupo da família para todos usarem álcool em gel, máscaras”.

Hoje, além da dor da perda os parentes lamentam o fato de não poder participar de um velório, seguindo recomendações para evitar novos contágios. O reconhecimento do corpo é feito por imagens no celular e o enterro sem público.

Nos siga no Google Notícias