ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Para evitar fechamento, moradores vão administrar fábrica de vidro

Anny Malagolini | 26/07/2016 11:10
foram coletadas 50 mil toneladas do material em menos de 1 ano (Foto: Divulgação)
foram coletadas 50 mil toneladas do material em menos de 1 ano (Foto: Divulgação)

A Casa de Vidro em Bonito - distante 257 km de Campo Grande, chegou perto de seu fechamento, mas por iniciativa de moradores do município, o local será mantido em funcionamento. Preocupados com a questão ambiental do principal destino do ecoturismo em Mato Grosso do Sul, dez amigos se reuniram e criaram a Associação amigos do rio Formoso. Juntos, eles irão arrendar o espaço e dar continuidade ao projeto criado em 2014.

O local foi criado para a coleta e reutilização de vidros, e a população do município é a principal fornecedora do material. Todos os dias, garrafas de bebidas alcoólicas a frascos de perfume e remédios são levados a casa de vidro para sua reciclagem. Com os vidros reciclados, a Fábrica então dá forma a produtos de decoração e de itens domésticos, como luminárias e copos; um destino certo para o material que leva até 1 milhão de anos para se decompor na natureza. Em menos de um ano foram coletadas 50 mil toneladas do material.

Para o biólogo Breno Fernandes Teixeira, e um dos fundadores da associação, a existência de um local que dê destino ao vidro é essencial para manter dar um fim ao material, que se descartado na natureza, pode ter vida longa. “Montamos a associação para tratar os problemas de Bonito, a casa de vidro tem a cara da cidade, e sabemos a importância desse lugar. Trabalhar a sustentabilidade é difícil, levantam a bandeira mas nem todo mundo coloca a mão na massa”, expôs.

Segundo o associado, a casa de vidro vai operar até o dia 31 de julho, após a data as operações serão paralisadas para uma “reformalização” do projeto. Breno disse também que não haverá lucro entre os associados, toda a arrecadação da empresa será utilizada para o custeio do próprio negócio. A empresa conta com 5 funcionários, que segundo Breno serão mantidos.

Nos siga no Google Notícias