ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Para reforçar luta contra covid, prefeita troca gerente de Saúde em Naviraí

Enfermeiro Márcio Figueiredo foi adjunto em Dourados e secretário em Rio Brilhante

Helio de Freitas, de Dourados | 10/03/2021 17:30
Márcio Figueiredo assumiu Gerência de Saúde em Naviraí (Foto: Roney Minella/Divulgação)
Márcio Figueiredo assumiu Gerência de Saúde em Naviraí (Foto: Roney Minella/Divulgação)

O enfermeiro douradense Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo assumiu nesta quarta-feira (10) a Gerência de Saúde de Naviraí, cidade a 366 km de Campo Grande. Com experiência de ter ocupado posto de adjunto na Secretaria de Saúde de Dourados e titular da mesma pasta no município de Rio Brilhante, Figueiredo assume com a missão de ampliar o trabalho de combate à pandemia de covid-19.

Apresentado hoje pela prefeita Rhaiza Matos (PSDB) na Câmara de Vereadores, Márcio substitui o médico Ronaldo Alexandre, titular da Gerência de Saúde desde o início de janeiro. Duas semanas após assumir o cargo, Alexandre foi infectado pela doença e ficou vários dias afastado.

Na sexta-feira (5), a prefeita decretou medidas mais rígidas para tentar controlar a disseminação dos casos. As medidas de restrição têm validade até o dia 15 deste mês, mas funcionam com mais rigor nos finais de semana. O comércio funciona normal de segunda à sexta-feira e o toque de recolher das 20h às 5h já está em vigor no município.

“Tive as melhores referências sobre o Márcio e fui conversar com ele. Tão logo ouvi suas considerações, imediatamente identifiquei que era o gestor que procurávamos. O seu conhecimento e bagagem lhe credenciaram”, disse Rhaiza Matos.

Especialista em atenção básica em saúde da família, Márcio Figueiredo disse estar ciente dos desafios que terá pela frente com a pandemia do coronavírus. “A capacidade do Hospital Municipal está além dos limites, com ocupação de 120% dos leitos de UTI e 240% de leitos clínicos”, afirmou.

O enfermeiro anunciou que pretende mudar o atendimento na entrada do hospital, separando pacientes com suspeita ou confirmados com covid-19 dos demais. Ele também anunciou que vai criar central de tele atendimento para pacientes com coronavírus.

Atualmente, 49 moradores da cidade infectados pelo vírus estão internados em leitos clínicos e 26 em leitos de UTI (10 no hospital local e os demais em outras cidades). Em um ano de pandemia, 86 naviraienses morreram em decorrência da doença.

Nos siga no Google Notícias