ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Interior

Para sindicato, projeto aprovado hoje acaba com valorização do magistério

Helio de Freitas, de Dourados | 25/10/2017 16:19
Professores protestaram na Câmara, mas não conseguiram evitar aprovação de projeto (Foto: Helio de Freitas)
Professores protestaram na Câmara, mas não conseguiram evitar aprovação de projeto (Foto: Helio de Freitas)

Para o sindicato dos professores, o projeto de lei aprovado hoje (25) pela Câmara de Vereadores, acaba com a valorização profissional do magistério na rede municipal de ensino de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Encaminhado pela prefeitura, o projeto foi votado sob intensos protestos dos educadores após ser adiado duas vezes em decorrência das manifestações.

Segundo o Simted, a proposta altera a Lei 267/2014, que prevê a equiparação do salário de professores a dos demais profissionais com qualificação equivalente. A política faz parte dos Planos Municipal, Estadual e Nacional de Educação, a chamada Meta 17.

“O projeto enviado pelo executivo foi votado de forma autoritária, sem a devida negociação com a categoria e transforma a política salarial dos professores apenas em gratificação, trazendo insegurança jurídica para os profissionais”, afirma o sindicato.

De acordo com nota do Simted, a lei condiciona o pagamento da incorporação ao recebimento de recurso do pré-sal, que os municípios não devem mais receber. A incorporação deveria ter sido paga agora em outubro, no valor de 1/4 da diferença entre o piso municipal e o piso nacional dos professores.

“Mesmo com o gesto democrático dos educadores, que deliberaram por abrir mão do pagamento de 1/4 da incorporação este ano, prorrogando o pagamento para 2018, o projeto de lei complementar foi votado e aprovado por 13 votos a 6, retirando, mais uma vez, direitos dos trabalhadores em educação do município de forma repentina e arbitrária”, critica o sindicato. A prefeitura não se manifestou sobre a aprovação do projeto.

Nos siga no Google Notícias