A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Outubro de 2019

18/02/2019 08:34

PF confirma uso de balas de borracha contra pescadores no Rio Paraguai

Segundo a PF, durante a ação, tripulantes de uma embarcação investiram contra os policiais federais, que precisaram fazer disparos de arma de borracha em forma de defesa

Kerolyn Araújo
Pescadores protestam contra o projeto Cota Zero. (Foto: Toninho Ruiz)Pescadores protestam contra o projeto Cota Zero. (Foto: Toninho Ruiz)

A Polícia Federal assumiu, por meio de nota, que precisou realizar disparos de arma de borracha durante o cumprimento de Ordem Judicial para a liberação de um trecho do Rio Paraguai, em Porto Murtinho - distante a 431 quilômetros de Campo Grande, que há nove dias está bloqueado por pescadores que manifestam contra o projeto do governo estadual 'Cota Zero'.

Na tarde de ontem (17) a Polícia Federal com apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Departamento de Operações de Fronteira, esteve no local para cumprir uma Ordem Judicial expedida pela pela 2ª Vara Federal de Campo Grande, que dava permissão para que uma embarcação de uma empresa boliviana passasse pelo bloqueio.

Conforme já divulgado pelo Campo Grande News, um pescador paraguaio que participava da bloqueio acabou atingido por um tiro de bala de borracha durante confronto.

Segundo a PF, durante a ação, tripulantes de uma embarcação investiram contra os policiais federais, que precisaram fazer disparos de arma de borracha em forma de defesa. A entidade, porém, não informou sobre feridos.

Protesto - Há oito dias pescadores bloqueiam um trecho por onde passam as exportações como forma de protesto contra a imediata aplicação do projeto ''Cota Zero'' do governo estadual - a administração estadual só vai proibir o transporte de pescado tirados dos rios de Mato Grosso do Sul em 2020.

O projeto - A quantidade permitida para pescador amador pode cair de 10 quilos e 1 exemplar, para 5 quilos e 1 exemplar. A mudança não irá afetar as modalidades de pesca profissional, científica e de subsistência.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions