ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Interior

PF fará perícia em celular apreendido com ex-secretário na cadeia

Renato Vidigal foi levado para cela disciplinar na Penitenciária de Dourados e vai ficar dez dias isolado, sem receber visita

De Dourados | 12/12/2019 13:01
Renato Vidigal (à direita) recebendo do deputado Neno Razuk homenagem pelo Dia do Médico, duas semanas antes de ser preso (Foto: Divulgação)
Renato Vidigal (à direita) recebendo do deputado Neno Razuk homenagem pelo Dia do Médico, duas semanas antes de ser preso (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal vai fazer perícia no celular apreendido ontem (11) na cela do médico Renato Oliveira Garcez Vidigal, ex-secretário de Saúde de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. O equipamento estava escondido entre as roupas dele, em uma caixa de papelão. Preso pela Polícia Federal no dia 6 do mês passado na segunda fase da Operação Purificação, Vidigal foi levado no dia seguinte para a PED (Penitenciária Estadual de Dourados).

Vidigal estava no setor chamado “capela”, afastado dos raios onde ficam os presos considerados mais perigosos. Com a descoberta do celular, o médico foi levado ainda ontem para o isolamento na chamada “cadeia linear”, onde vai ficar por dez dias sem regalias e sem receber visita.

O prazo de dez dias é o chamado isolamento preventivo, mas ele pode pegar mais dez dias na cela disciplinar após o procedimento administrativo instalado pela penitenciária. Ser flagrado na cela com celular é considerado falta grave. No caso de condenados, os presos permanecem por mais tempo no regime fechado quando são pegos com celular.

O celular foi encontrado na manhã de ontem por agentes penitenciários. Vidigal admitiu que o aparelho era dele. A reportagem apurou que o médico vinha conversando com pessoas ligadas à prefeitura, inclusive fazendo videochamadas.

Vidigal foi secretário de Saúde de janeiro de 2017 a janeiro deste ano. Ele está preso acusado de desvio de pelo menos R$ 530 mil de verba da saúde através da empresa Marmiquente, que fornecia alimentação para a Funsaud. Também está preso o ex-diretor financeiro da secretaria, Raphael Henrique Torraca Augusto, o “Pardal”, apontado como sócio de Vidigal na empresa de fachada.

Nos siga no Google Notícias